Pesca Esportiva

A pesca esportiva ganha esta denominação por se tratar do ato da pesca (hobby, lazer, esporte) da qual o pescador não tenha seu sustento dependente da pesca. É simplesmente ‘pescar por pescar’.

Modalidades de Pesca Esportiva

Sua modalidade mais utilizada no Brasil, onde o esporte é muito praticado por sua vasta rede hidrográfica, é a pesca apenas com vara, linha e anzol, a chamada vara de bambu. As iscas utilizadas geralmente são a minhoca, pedaços de carne e ‘macarrão’ de pesca (massa própria feita a base de milho).

Outra modalidade muito difundida no país são os chamados ‘pesque e pague’. Consiste em açudes (lagos artificiais) com criação de peixes de várias espécies, sendo também chamados de ‘pesqueiros’, onde você não precisa ser pescador profissional e nem ter os ‘apetrechos’ de pesca.

Esse lugares disponibilizam tudo que é necessário para a pescaria. Geralmente são montados em sítios, onde existem lugares para churrasco e lanchonete com petiscos de peixe fresco, pescados e limpos na hora.

Prática da Pesca Esportiva

A pesca esportiva é muito praticada no mar, a pesca marítima chama a atenção de muitas pessoas pela sua variedade e diversidade dos peixes de água salgada. A pesca é muito agradável de ser praticada, além de ser uma terapia contra o stress.

De acordo com nova portaria do Ibama :

A partir de agora a modalidade de pesca esportiva ou pesque e solte tem definição própria embora esteja incluída nas mesmas regras gerais do licenciamento para a pesca amadora.

Segundo o texto da nova portaria é considerado pesca esportiva a “modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação”.

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.