Pesca de dourados e surubins pode voltar a ser permitida no RS

SurubimO grupo de trabalho para o estudo da população de dourados e surubins monta um projeto que propõe a reavaliação da permanência de tais espécies de peixes no Livro Vermelho, onde consta a lista dos animais vulneráveis para extinção. Desde 2002, o Decreto Normativo nº 41.672 vetou a pesca de dourados e surubins. Entretanto, devido ao valor comercial dos animais, os pescadores profissionais artesanais vêm reivindicando o fim da proibição.

Assim, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) junto ao Ministério da Pesca, Ibama, Fundação Zoobotânica e Pólo de Aquicultura e Pesca do Noroeste do Estado reuniram-se, na última semana, para encaminhar à Sema (Secretaria do Meio Ambiente) a proposta de estudo com opções e métodos técnicos para avaliação de dourados e surubins.

Segundo a médica veterinária do Departamento da Pesca da Seappa Marli Guimarães, é provável que análise do projeto pelo Meio Ambiente seja definida nos próximos meses. “Há sete anos, a lista não passou por qualquer revisão, por isso acreditamos na agilidade da decisão da secretaria”, disse. Participam da pesquisa UFRGS, PUCRS, Unijuí, Unisinos e UFSC, além da empresa de consultoria Neotropical.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.