Pernambuco apresenta Programas de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura

A implementação dessas políticas públicas são vistas como um marco para o setor pesqueiro da região.

Nos dias 22 e 26 de outubro, o MPA através da Superintendência Federal em Pernambuco realiza a posse da Câmara Temática da Pesca e Aquicultura e a apresentação pública do Programa de Desenvolvimento do setor. Os eventos, que têm parceria com a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos, contemplam a mata sul e a Região Metropolitana de Recife – RMR, respectivamente. Na última quarta-feira, as ações foram apresentadas na região da mata norte.

A implementação dessas políticas públicas são vistas como um marco para o setor pesqueiro da região. Durante um ano e meio de trabalhos, os Territórios da Pesca em Pernambuco realizaram quatro oficinas com o objetivo de construir um plano que refletisse a realidade das comunidades pesqueiras de Pernambuco. As propostas oferecidas para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura serviram de base para que inúmeras entidades e instituições – como o Incra, UFPE, UFRPE, Sebrae, entre outros –, fundamentassem a formação das Câmaras Temáticas, que irão deliberar sobre o destino dos setores no estado.

Na ocasião serão apresentados também os Planos de Desenvolvimento Sustentável da mata Sul e da RMR. O trabalho analisou aspectos ambientais, sociais e econômicos das regiões com a ativa participação dos pescadores locais. Com esses instrumentos, as políticas públicas referentes à pesca e aquicultura em Pernambuco serão norteadas pelos anseios das comunidades envolvidas.

Territórios da Pesca

Integrante do Plano Mais Pesca e Aquicultura, os Territórios da Pesca foram criados pelo MPA com o objetivo de aproximar as comunidades pesqueiras das discussões de formação de políticas públicas que afetam diretamente a vida deles nas regiões. Temas como o enfrentamento da pobreza, exclusão social, desenvolvimento ambiental e desigualdades sócio-político-econômicas são colocados em pauta garantindo com que as próprias comunidades proponham alternativas de acordo com suas necessidades.

Serviço

Na mata sul, o evento acontece no dia 22, no Litoral Sul-Colônia de Férias do SESI, Tamandaré (Rua Rômulo Gomes de Mattos, s/n) – Tamandaré, PE. A partir das 8h30.

No dia 26, ocorre o lançamento na Região Metropolitana de Recife, no Teatro Barreto Jr. do Cabo (Rua Joaquim Nabuco, s/n. Centro) – Cabo de Santo Agostinho, PE, no mesmo horário.

Informações com a Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura de Pernambuco, pelo telefone (81) 3227-9360.

MPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.