Peixes aparecem mortos no rio Cubatão


Dezenas de peixes apareceram mortos neste domingo no rio Cubatão. A Cetesb ainda apura as causas da contaminação, mas afirmou que o problema deve ter sido provocado por um vazamento de ácido ocorrido após acidente com caminhão na Via Anchieta, na semana passada.

Quatro mil litros do produto químico foram derramados na estrada. Com as chuvas do final de semana, o ácido pode ter chegado ao rio e provocado o crime ambiental.

A agência ambiental descartou nesta segunda-feira a ocorrência de lançamento irregular de produtos químicos por alguma indústria.


Os técnicos da Cetesb recolheram amostras da água e de peixe durante todo o domingo. O laudo deve ficar pronto na sexta-feira. A empresa orienta os moradores a não pescarem no local.

Já a Sabesp informou que o acidente não afetou a qualidade da água que é captada e distribuída para a região. Entretanto, o rio Cubatão continuará sendo monitorado.

De mãos vazias

Os moradores do bairro Beira-Rio, acostumados a pescar nos finais de semana, voltaram de mãos vazias neste domingo. Durante toda a manhã era comum encontrar cará, tilápia e tabarana na superfície à procura do oxigênio.

Há muito tempo que a gente pesca aqui. Existe até o festival da tainha. Os pescadores vieram aqui pela manhã e todos foram embora”, comentou o operador Ivan Araújo dos Santos.

A comunidade acionou a Cetesb e os técnicos foram até o local. A primeira providência foi vistoriar as indústrias de Cubatão que ficam próximas ao rio.

As informações são da TV Tribuna.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.