Peixe Espada Preto

Peixe Espada Preto

Nome vulgar: Peixe Espada Preto.

Nome científico: Aphanopus carbo Lowe, 1839

Família: Trichiuridae

Distribuição e Habitat: Espécie bentopelágica, habitando profundidades entre 180 e 1600 m.

Descrição: A forma do corpo é alongada e bastante comprimida que acaba num pedúnculo caudal bastante fino. Ao longo dos seus flancos, distingue-se claramente a linha lateral. Não possui escamas e os seus olhos são muito grandes. A boca é igualmente grande e os maxilares são armados com dentes grandes, achatados e afiados. A sua coloração é negra e atinge cerca de 1,20 m de comprimento e 2 Kg de peso.

Estatuto de Conservação e Ameaças: Não avaliado.

Observações: Espécie de grande importância econômica no Arquipélago da Madeira. O centro de pesca do peixe espada preto é a localidade de Câmara de Lobos, utilizando os pescadores um tipo de barco característico da Madeira, o Xavelha. Capturado com palangre derivado. A sua carne é branca, o seu sabor, embora pouco pronunciado, é muito agradável, e presta-se para uma variedade quase infinita de pratos.

O peixe preferido da Madeira
Há várias gerações que os pescadores madeirenses, especialmente os de Câmara de Lobos, se aventuram no mar em busca do Peixe de Espada Preto ou simplesmente, Espada, como é conhecido na região. Este peixe de profundidade é apanhado à linha a mais de 1500 metros de profundidade, de preferência à noite. Hoje é um prato popular nos restaurantes, frequentemente servido com banana frita.

Peixe Espada Preto / Scabbard Fish

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.