Parceria entre o Ibama e GDF atenderá 12 mil crianças em oficinas de educação e conscientização ambiental

Brasília (27/10/2009) – O Ibama em parceria com o projeto Educação Integral do Gorverno do Distrito Federal vão proporcionar diversão e aprendizado para 12 mil crianças de escolas públicas do DF. O projeto, intitulado Protetor do Meio ambiente, faz parte da Mostra Nacional Ambiental – Caminhos da Sustentabilidade que acontecerá na sede do Ibama de 3 a 7 de Novembro. O objetivo do projeto é transformar os alunos em agentes multiplicadores por meio da conscientização ambiental.

Serão realizadas várias oficinas sob o tema meio ambiente, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental. Dentre as atividades estão a Trilha Monitorada – pequena caminhada nas dependências do Ibama, despertando a curiosidade para o meio ambiente – e a Gincana de Conceito de Populações, para crianças de 12 a 16 anos, onde a turma se divide em dois grupos e aprendem brincando o funcionamento da cadeia trófica e a dinâmica de populações. Haverá também a Gincana das Descobertas do Cerrado, onde as crianças farão moldes de pegadas em gesso.

Com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância da pescariapreservação dos rios e manutenção dos peixes, haverá uma prática de pescaria para crianças de 7 a 12 anos. A Mostra conta ainda com oficinas para confecção de pipas com desenhos de animais em extinção (sem uso de materiais cortantes) para alunos acima de 10 anos e aulas de como transplantar uma semente germinada que deve ser colocada em saco de muda para se desenvolver.

Como educação também é cultura, não poderia faltar a apresentação Fogo: desafios e sonhos com a apresentação teatral de fantoches sobre incêndios florestais e como evitá-los. Após o evento as crianças recebem a cartilha de pintura e desenham sobre o tema. Há, também, a apresentação de bonecos do Pantanal, onde as crianças aprendem conceitos de preservação do meio ambiente.
Mostra Nacional Ambiental – Caminhos da Sustentabilidade

Educação Ambiental, Oficinas, Mostra de Cinema, Corredor dos Sentidos, Gastronomia, Teatro, Shows
Shows a partir das 19h: Funk como le gusta (SP), Eddie (PE), Wado (AL), Quinteto Violado (PE) e muito mais.
3 a 7 de novembro de 2009
Ecovila – Montada na Sede do Ibama
Horario de Abertura: 8h30
(L4 Norte – ao lado dos Correios e próximo ao Centro Olímpico da UnB)
Entrada Franca
Classificação Indicativa Livre

Fabiana Sampaio, Amanda Marinho, Fred Cunha
Ascom Capital Comunicação

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.