Nova previsão de cheia para rio Paraguai

Nova previsão indica cheia entre 4,2 e 5,0 metros para o rio Paraguai

Ao longo do mês de março o nível do rio Paraguai em Ladário (MS), cidade vizinha de Corumbá, manteve-se relativamente estável. A mudança foi de apenas 6 centímetros e no dia 31 de março, o nível do rio apresentava 3,19 cm. Esses dados foram acompanhados pela Embrapa Pantanal e fazem parte da nova previsão de cheia para o rio.

Nessa condição, a previsão do Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário) com base nas informações da Marinha e da Capitania dos Portos, indica que a cheia se situe entre 4,2 e 5,0 metros, ao redor de 4,6 metros a ocorrer em meados de maio. A partir dessa nova previsão está descartada a possibilidade desta cheia superar os 6 metros.

O pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, explica que a confiabilidade do Modelad aumenta à medida que o pico de cheia se aproxima.

A previsão atual possui uma confiabilidade de 87%. A última previsão do Modelad, a ser divulgada entre o final de abril e o início de maio, terá um percentual maior de acerto, de 94 %. Previsões anteriores foram divulgadas em dezembro, janeiro, fevereiro e início de março.

O Modelad é um método estatístico e que considera o histórico de cheias da régua de Ladário. Ele foi implantado pela Embrapa Pantanal em 2008.

Foto: Ana Maio
Legenda: Cheia superior a 6m foi descartada pelo Modelad

Ana Maio
Jornalista – Mtb 21.928
Área de Comunicação e Negócios-ACN
Embrapa Pantanal
Corumbá (MS)

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.