MS – Feriado prolongado com festivais e pesca no interior atrai 115 mil turistas

Mato Grosso do SulO feriado prolongado deste início do mês de novembro movimentou a indústria do turismo em grande parte de Mato Grosso do Sul. Mais de 115 mil pessoas visitaram as cidades do interior do Estado – onde uma extensa programação de festivais e outros eventos foi o incentivo para atrair turistas. Outro fator que incrementou o movimento nas cidades é que este foi último final de semana para a pesca, por causa da piracema – que começa dia 5 nos rios do Estado.

Na cidade de Porto Murtinho, por exemplo, a quinta edição do Festival Internacional de Cultura, Turismo e Pesca, fez a cidade de pouco mais de 15,5 mil habitantes ficar com a capacidade de ocupação hoteleira e dos barcos hotéis ficar em 100% durante os três dias do festival, de acordo com dados do Sistema de Informações e Estatísticas da Fundação de Turismo do Estado. Os dados apontam também que aproximadamente 11 mil espectadores prestigiaram a programação cultural da cidade de fronteira.

A primeira edição do Festival Pantaneiro, em Aquidauana, foi mais um chamariz para atrair turistas ao interior do Estado. O público que acompanhou a festa da gastronomia, danças típicas, rodeios e outras manifestações que denotam a cultura do homem pantaneiro foi de 38 mil pessoas, nos três dias do evento. No mesmo município – na região da Estrada Parque -, os rios foram tomados por pescadores que aproveitaram o último final de semana liberado para a pesca, antes do início do período de defeso, que vai até o final de fevereiro.

Turismo de pesca

Em Corumbá, o feriado prolongado representou um dos períodos mais rentáveis dos últimos dez anos, o mesmo aconteceu em 2008 nesta mesma época. A cidade recebeu cerca de 700 turistas a bordo dos barcos hotéis, o que representa 4.200 pernoites na região durante o período.

A cidade de Coxim também apostou na pesca como atração para os visitantes. O município sediou a 27ª Festa do Peixe, que já está no calendário oficial do Estado e apresenta atrações como pesca, artesanato, pratos típicos, torneios de voleibol e futebol de areia, entre outras atividades voltadas a divertir o turista que prestigia Coxim.

Ecoturismo e eventos

O turismo de eventos foi o que atraiu a maior demanda para a cidade de Bonito pouco antes do final de semana com feriado prolongado. A cidade eleita pela oitava vez como o melhor destino de ecoturismo e aventura no Brasil sediou o 3º Congresso Nacional e o 1º Encontro Internacional de Saúde Pública Veterinária, que reuniu mais de 1.300 profissionais do setor entre os dias 25 e 28 de outubro, propiciando assim aos participantes permanecer na cidade por um período mais prolongado já que tinha o feriado bem próximo.

No mesmo período aconteceu outro evento na cidade: os Jogos Nacionais da Anamatra, que teve participação de mais de 400 pessoas, entre juízes atletas e acompanhantes. O feriado de descanso fez Bonito ficar com 100% da capacidade hoteleira ocupada por aproximadamente 27 mil turistas.

Fonte: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.