Ministro diz que brasileiros devem exigir pescado de qualidade

Brasília – Na semana de maior consumo de peixes no Brasil, o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, recomenda que brasileiros sejam exigentes na hora de comprar pescados. “Um consumidor exigente é fundamental para que a gente repasse a toda cadeia produtiva as práticas de garantia de qualidade ao pescado, para que o consumidor tenha um pescado de qualidade a um preço acessível”, disse o ministro em entrevista à Rádio Nacional.

Gregolin destacou a importância do consumo regular de peixes. “É fundamental em função da qualidade de vida, o consumidor, em âmbito mundial, vem aumentando o consumo de pescado e reduzindo o consumo de carnes vermelhas, pela qualidade nutricional e pelo resultado na qualidade de vida”. Cada brasileiro consome, em média, 7 quilos de pescado por ano. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada pessoa deve consumir 12 quilos por ano.

Ele disse que a secretaria tem trabalhado para diminuir a distância entre o pescador e o consumidor, de modo a permitir a redução dos preços. “Estamos investindo em infra-estrutura com terminais pesqueiros, centros de comercialização, encurtando a distância entre o produtor, o pescador e o consumidor.”

Segundo Gregolin, a pesca artesanal e industrial são os setores que mais recebem investimentos. Ele afirmou que a pesca artesanal representa 60% da captura de peixes no Brasil. Na pesca industrial, os investimentos destinam-se a ações como a construção de 20 terminais pesqueiros e a consolidação da uma frota nacional, para substituir as embarcações estrangeiras arrendadas por empresas brasileiras. “Caminhamos para o desenvolvimento de uma pesca profissionalizada, disputando espaço no mercado internacional também.”

A valorização das espécies brasileiras também é uma das ações para o aumento do consumo no país, de acordo com o ministro. “Nosso país é muito rico em espécies de qualidade, nativas, com um sabor excelente e que aos poucos vão tomando o nosso mercado. O Brasil pode se transformar num dos grandes produtores de pescado.”

Da Agência Brasil

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.