Ministro anuncia na Câmara dos Deputados que pretende fazer uma reforma aquícola no País

O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella falou sobre o Plano Safra na manhã desta quarta- feira (5), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados.

 

Crivella explicou que o Plano vai destinar 4,1 bilhões em crédito e investimentos para aumentar a produção de pescado. A meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, beneficiar mais de 300 mil famílias e retirar cerca de 100 mil da situação de extrema pobreza. Além de investimentos na área de pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e assistência técnica.

 

O ministro ressaltou ainda a grande capacidade produtiva do País e o potencial econômico do setor. “Queremos fazer no ministério uma reforma aquícola, distribuir lotes para pessoas humildes, que queiram produzir a melhor proteína animal que é o peixe. Não podemos ter tanta água e produzir tão pouco. Esse é o grande paradoxo que vivemos hoje no Brasil. Precisamos tomar o caminho das águas para fazer a inversão da crise. A inversão da crise no Brasil é usar a sua potencialidade na criação de trabalho, riqueza, inclusão social com sustentabilidade ambiental. O peixe é a saída para nós”, afirmou o ministro.

 

image

 

Durante a audiência, Crivella destacou uma conquista recente. Na última terça-feira (4), o Ibama publicou uma Instrução Normativa que autoriza a criação do Tambaqui na bacia do rio Tocantins. Segundo o ministro, foram nove anos de luta para conseguir essa liberação. A medida vai beneficiar cerca de 30 mil pescadores que atuam no Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

 

Estavam presentes os deputados federais: Cléber Verde (PRB/MA) – presidente da Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura; Vitor Paulo (PRB/RJ); Abelardo Lupion (DEM/PR); Moreira Mendes (PSD/RO); Miriquinho Batista (PT/PA); Wellington Fagundes (PR/MT);Josias Gomes (PT/BA); Valdir Colatto (PMDB/SC); Márcio Marinho (PRB/BA);Luiz Carlos Heinze (PP/RS); Aelton Freitas (PR/MG); Gorete Pereira (PR/CE); Luci Choinacki (PT/SC);Marcelo Matos (PDT/RJ); Bohn Gass (PT/RS); Celso Maldaner (PMDB/SC); Ângelo Agnolin (PDT/TO) e Silas Câmara (PSD/AM).

 

Fonte: www.mpa.gov.br

 

MPA

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.