Últimas Notícias

Mero peixes ameaçados de extinção e protegidos por lei são salvos e devolvidos ao mar

Quatro peixes que viviam em um criadouro de camarões em Tamandaré, foram resgatados por biólogos. Eles são Meros, espécie em extinção, e depois de um longo tempo voltam a ter uma vida livre no mar.

Inicialmente, o cativeiro dos filhotes de Mero foi um viveiro de camarões. Eles foram sugados pelas bombas de irrigação junto com a água do mar, quando tinham poucos centímetros. Encontrados, eles foram transferidos para um centro de pesquisas do Ibama, em Tamandaré.

Lá, passaram a ser alimentados com peixes e crustáceos, até que atingissem o peso e o tamanho ideal estipulado pelos biólogos para soltura. O Mero, quando adulto, pode atingir até três metros, mais de 400 quilos e chegar aos 40 anos.

Um equipamento, preso à nadadeira do animal, irá facilitar o monitoramento do peixe no mar. Eles serão soltos a poucos metros da praia, em uma área rica em recifes de corais.

A espécie estava na lista de animais em extinção da União Internacional para Conservação da Natureza. No Brasil, uma lei foi aprovada para preservar o peixe. A venda e a pesca foram proibidas há cinco anos.

Porém, a pesca ilegal continua, e os filhotes que estão voltando ao mar agora podem não atingir a idade adulta. Para evitar isso, os pescadores da região estão participando de aulas de educação ambiental. Os biólogos estão conseguindo conscientizar a população de que o Mero é valioso vivo, pois podem até ser mostrados em excursões de turismo.

da Redação do pe360graus.com

Veja também

amazonas-quelonios

Amazonas – 3,5 mil filhotes de quelônios são soltos na natureza

O projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realiza o manejo comunitário de quelônios ...

6 comentários

  1. muitos peixes acanvam sendo reonhecidos e preservados por esse site

  2. Eu só queria saber os peixes que etão em extinção –‘

  3. ana maria dew oliveira

    uauuu……..

  4. Não achei o q queria, que era simplesmente os peixes q estão em extinção.

    GDP= Encaminhei via e-mail endereço onde pode ser localizado.

  5. eu qro saber sobre espécies de peixes ameaçadas de extinção

  6. raylon cordeiro santos [fera]

    Eu acho que o pessoal tem que preservar a nossa natureza pos nos temos a maior floresta aonde varios tipos de especies em enxtinçao e que devemos levar para uma area preservada para cuidalos deles ou delas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ um = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>