Medidas do Ibama para a safra da tainha repercutem positivamente

Florianópolis (24/06/2009) – Segundo pescadores de Santa Catarina, os resultados das novas regras para a pesca da tainha já começam a aparecer. Conforme noticia o Jornal do Campeche, de Florianópolis, com matéria intitulada “Mudança de regras para a safra beneficia pescadores”, a protelação do início da captura da tainha favorece o pescador artesanal. A matéria fala que depois de amargar uma temporada de pouquíssimas tainhas na safra passada, pescadores do Campeche comemoram uma safra gorda na temporada deste ano. A abertura da safra, dia 15 de maio, mais tarde que em anos anteriores, está proporcionando uma pescaria farta e democrática, contemplando praticamente todas as comunidades pesqueiras da ilha de Santa Catarina e da Grande Florianópolis.

Segundo a matéria, o pescador Aparício Inácio, há mais de 50 anos na atividade, entende que a boa safra se deve ao “defeso” imposto pelo governo, adiando o início da captura. “A mudança ajudou porque os barcos não puderam sair antes e deixaram os cardumes se aproximar da praia”, acredita.

O novo regramento, entre outras, determina que barcos tipo traineira, com capacidade de carga acima de dez toneladas, devidamente autorizados, devem pescar fora das cinco milhas náuticas, e, nas praias onde há pontos de pesca estabelecidos, a atividade está restrita a pescadores artesanais.

O chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Santa Catarina, analista ambiental Carlos Ribeiro, informa que a fiscalização ocorrerá de forma ostensiva em todo o litoral do estado, até o dia 30 de julho, quando se encerra a temporada de pesca da tainha.

Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.