Mato Grosso apresenta turismo de pesca na 4ª Expopesca, em Goiás

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) participa nesta semana do maior evento de pesca esportiva da região Centro-Oeste, a 4ª Expopesca, realizada em Goiânia (GO).

Considerado um dos grandes eventos de pesca, náutica e turismo do Brasil, a 4ª Expopesca reúne empresas do setor e traz aos visitantes e participantes as novidades do mercado de pesca esportiva. O evento também se firmou como canal de prospecção de negócios e oportunidade de divulgação e promoção de segmentos turísticos, em especial os destinos utilizados para a pesca, amplamente difundidos e procurados nos estados da região central do Brasil.

Mato Grosso está representado no evento pela coordenadora do Campeonato Estadual de Pesca, Liane Borges. O campeonato promovido pela Sedtur com a parceria de órgãos municipais, estaduais e federais está na 7º edição neste ano e reúne etapas de pesca em dezenas de municípios que abrangem todas as bacias hidrográficas do Estado.

Uma das atrações da Expopesca é Nelson Nakamura, pescador experiente que fará demonstrações de técnicas de arremesso para a pesca esportiva e fly, orientando sobre equipamentos adequados para uma boa pescaria. Além disso, o público poderá se informar sobre os melhores destinos turísticos para a pesca esportiva e a prática de esportes náuticos no Brasil e países vizinhos, como a Argentina e o Paraguai.

A 4ª Expopesca vai o domingo (14.03), no Flamboyant Shopping Center, na capital goiana.

7º Campeonato Estadual de Pesca

O evento foi criado em função da crescente demanda pela atividade de pesca no Estado, sabendo-se que Mato Grosso é procurado por inúmeros turistas e profissionais de todo o Mundo, principalmente em função de seus grandes e vários rios da planície pantaneira, das bacias Amazônica, do Paraguai e Araguaia.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, destaca o crescimento do campeonato ao longo dos sete anos de realização. “Começamos com alguns municípios participantes, e neste ano estamos com mais de cinqüenta cidades empenhadas em realizar esse campeonato que já é tradição dentro do calendário turístico do Estado. O Campeonato movimenta milhares de pessoas nos municípios e setores de serviços e comércio em torno de do turismo de pesca, atividade que auxilia no fomento ao turismo interno e externo e projeta nosso Estado em todo o Brasil e o mundo”, ressalta a secretária.

Para este ano, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) já tem confirmados mais de 50 municípios participantes do campeonato. Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição do CEP foram 160 etapas em municípios de todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso.

Tucunarés, barbados, pintados, cacharas, dourados, enfim, todas as espécies com a medida permitida pela legislação e regulamento do campeonato atraem os amantes da pesca esportiva.

Todo o campeonato é acompanhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que define com os municípios o local que apresenta melhores condições para a pesca levando em conta os impactos ambientais. Também participam todos os anos apoiando na fiscalização e na orientação de fiscalização da segurança, tanto das embarcações como dos participantes, o Corpo de Bombeiros do Estado e a Marinha do Brasil.

Assessoria/Sedtur-MT

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

um comentário

  1. Sendo o principal afluente do Pantanal Matogrossense, o rio Cuiabá que banha a cidade de Nobres, junto com alguns de seus afluentes ,é um dos melhores rios para a prática da pesca esportiva nesta cidade. São várias as espécies de peixes ali encontradas. As mais apreciadas para este esporte são, o dourado, a peraputanga, o pacu e o curimba.
    Bem que nobres poderia entrar no calendário anual da pesca em Mato Grosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.