Mais de sete mil pescadores irão se beneficiar com programa do Governo Federal no Maranhão

Beneficiar os pescadores artesanais e aquicultores familiares que dependem desse tipo de veículo para conservar, transportar e vender o pescado

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Superintendência Federal no Maranhão entregou três Caminhões Frigoríficos em solenidade no dia 12 de novembro. Ao total, 7.247 pescadores serão beneficiados em Barreirinhas, Pedro do Rosário e Pinheiro. O programa tem objetivo de fortalecer e apoiar a cadeia produtiva do pescado proveniente da pesca artesanal e aquicultura familiar.

O investimento irá beneficiar os pescadores artesanais e aquicultores familiares que dependem desse tipo de veículo para conservar, transportar e vender o pescado. Além disso, irá otimizar o acesso às políticas públicas do Ministério da Pesca e Aquicultura e fortalecer a cadeia produtiva do setor pesqueiro e aquícola nacional.

Segundo o superintendente da Pesca no estado, Junior Verde, com o auxílio do caminhão frigorífico, os pescadores irão diminuir custos com fretes que funciona de forma terceirizada. “O transporte do pescado era realizado de forma inadequada, e chegava à mesa do consumidor mais caro devido à presença do atravessador, agora o consumidor terá um pescado mais fresco e mais barato em sua mesa”, conclui o superintende.

Além do projeto dos caminhões frigoríficos, estão sendo executados no estado do Maranhão, programas de inclusão digital e alfabetização para pescadores e aquicultores, cursos de capacitação, além da implantação de fábricas de gelo e diversas linhas de créditos através do PRONAF, como as que já estão sendo disponibilizadas para revitalização de embarcações e projetos em piscicultura.

Através de editais públicos, o MPA firma convênios e parcerias com empresas especializadas que provêem caminhões baús com grande capacidade de carga, para fornecer gelo aos pescadores cortando assim agentes intermediários entre os produtores e o público consumidor.

Mais informações sobre outros programas do Ministério da Pesca e Aquicultura no site: www.mpa.gov.br

MPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.