Maior lagoa do Piauí está ameaçada pela ação do homem

Com 72 km² de extensão e 74 milhões de m³, a lagoa de Paranaguá, localizada no município de Paranaguá no Piauí, a 823 quilômetros da capital Teresina, é considerada pelos especialistas como a maior lagoa do estado do Piauí. Um patrimônio ambiental ameaçado pela ação do homem.

Em visita à lagoa para uma vistoria, técnicos do Ibama do Piauí constataram os danos causados à lagoa, entre eles, o assoreamento. De acordo com os analistas ambientais do instituto, 80% da mata ciliar da lagoa foi destruída. O estrago foi provocado por queimadas com fins de pastagem de animais. Sem a vegetação em volta, a lagoa está sendo ano a ano aterrada.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Macedo Mafra, fez um apelo a autoridades ambientais do município e do estado para que seja elaborado um plano de ação com o objetivo de recuperar a mata ciliar no entorno da lagoa de Paranaguá.

Esse é um patrimônio do estado por ser uma das maiores lagoas também do país e ter uma grande importância econômica para o desenvolvimento do município. Precisamos barrar esse assoreamento em quanto é tempo, essa é uma preocupação de todos e não só do Ibama”, declara Mafra.

Ibama/PI

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.