Itajai – Lula-gigante cai na rede

Animal foi pescado a 185 milhas da costa, mede quase três metros de comprimento e pesa 95 quilos

ITAJAÍ – Pescadores do barco Kopesca IV desembarcaram ontem no cais da empresa Kowalsky com uma surpresa a bordo. Eles haviam capturado, há três dias, uma lula-gigante da espécie Architeuthis, considerada o maior invertebrado do mundo.

O animal possui quase três metros de comprimento e pesa 95 quilos. Ele foi encaminhado ao Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Lula gigante (foto ilustrativa)Everaldo Barbosa de Miranda, mestre do barco, conta que a embarcação, destinada à pesca de atum, meca e tubarão, estava navegando a cerca de 185 milhas da costa litorânea, em Imbituba, Litoral Sul de Santa Catarina, quando a tripulação avistou a lula.

– Ela estava boiando, mas ainda estava viva, se debatendo e tentando se defender de alguns albatrozes que atacavam ela para se alimentar. Foi preciso que os nove tripulantes ajudassem a trazer a lula para dentro do barco, com o puçá e o guincho – explica.

O curador geral do Museu Oceanográfico da Univali, Jules Soto, afirmou que este foi o primeiro exemplar da espécie a entrar para o acervo da instituição. Segundo ele, a chegada da espécie irá contribuir não só para as pesquisas feitas no local, mas também para pesquisas internacionais.

– Nós coletamos amostras para a análise do DNA mitocondrial e esperamos contribuir na resolução deste complexo, fornecendo nossos dados a um banco existente na Faculdade de Pesca no Japão.

Animal ficou conhecido através da literatura

A espécie encontrada pela embarcação Kopesca IV ficou conhecida mundialmente na obra Vinte Mil Léguas Submarinas, do escritor Julio Verne. Apesar de existirem informações de que a lula-gigante (Architeuthis) pode alcançar 18 metros de comprimento e pesar até 900 quilos, o curador do Museu da Univali se fixa em dados comprovados.

– O que foi visto e comprovado é que ela chega a atingir 13 metros e pesar cerca de 450 quilos, o que já supera as outras espécies de lulas-gigantes.

Lulas

Foto Ilustrativa = A lula da foto não e a de Itajaí, a lula da foto foi pescada na Antártica

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

2 Comentários

  1. Olá a lula ja está em exposição no museu da univali ?
    gostaria de saber também se essa lula é uma Architeuthis ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.