Livro traz 500 perguntas e respostas sobre pesca e piscicultura no Pantanal

Algumas das perguntas respondidas: Que espécies de peixes do Pantanal têm a pele mais valorizada no mercado? O peixe é o que ele come?

Será lançado nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, às 18h, o livro Pesca e Piscicultura no Pantanal, da coleção 500 Perguntas, 500 Respostas, da Embrapa. A publicação traz informações sobre o ecossistema, a pesca no Pantanal, a legislação para a pesca na região, tecnologia, processamento e comercialização do pescado, espécies aquáticas exóticas, piscicultura, entre outras.

Editada pelos pesquisadores Débora Karla Silvestre Marques e André Steffens Moraes, da Embrapa Pantanal, a obra tem a participação de mais 12 estudiosos da Embrapa e de outras instituições.

Débora lembra que o trabalho de produção do livro começou há quatro anos, na Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando começou a coleta de perguntas junto ao público. Depois disso foram produzidas as respostas, as ilustrações e foi feita a edição.

Algumas das perguntas respondidas: Que espécies de peixes do Pantanal têm a pele mais valorizada no mercado? O peixe é o que ele come? É possível trazer espécies de outras regiões para cultivar no Pantanal? Os peixes podem transmitir doenças para os humanos? Quem pode legislar sobre a pesca? O pescado estraga mais fácil que outras carnes?

O livro será lançado durante o 5º Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal), que está acontecendo no Centro de Convenções de Corumbá. O evento reúne cerca de 180 inscritos que participam de uma discussão técnico-científica sobre a pesquisa demandada da sociedade sobre o uso e preservação dos recursos naturais e socioeconômicos do bioma.

O Simpan vai até sexta-feira e terá 141 trabalhos apresentados nas formas de pôster e apresentações orais. Também acontecem mesas redondas sobre temas que envolvem o uso sustentável do ecossistema.

Cerca de 30 exemplares do livro serão vendidos na hora do lançamento, a R$ 20 cada. Depois, a publicação poderá ser adquirida por meio da Livraria da Embrapa, em Brasília.

Ana Maio
Jornalista – Mtb 21.928
Área de Comunicação e Negócios-ACN
Embrapa Pantanal
Corumbá (MS)

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.