Lago de Itaipu – Guia de Pesca chega a sua 2ª edição

guia-de-pescaEstá sendo finalizado a 2ª edição do Guia de Pesca Desportiva no Lago de Itaipu, projeto realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP), em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros, Sebrae e Itaipu Binacional.

O Guia teve início em 2007 e nele constam as informações dos mais de 300 locais de pesca ao longo do Lago de Itaipu, com caracterização da vegetação, espécies existentes, os equipamentos adequados para a pesca, a época e o clima propícios, tipo de embarcação necessária e cronometragem do tempo estimado entre o atracadouro e o local de pesca.

O usuário vai encontrar ainda, informações gerais dos 16 municípios banhados pelo Lago, bem como um estudo detalhado das principais espécies de peixes encontradas na região como o Tucunaré, a Corvina, o Barbado, o Piau, Traíra, o Dourado, entre outros. Pontos turísticos e locais para acomodação também são encontrados.

O Secretário executivo da ADEOP, Elsidio Cavalcante, informou que foram realizados os levantamentos atualizados das informações. “O guia é muito curioso porque é feito um levantamento dos locais mais adequados para a pesca no lago para cada espécie e esses locais variam muito de acordo com as mudanças da natureza. No primeiro guia foram indicados os pontos ideais para a pesca desse ou daquele peixe e agora, nesta segunda edição, vários pontos se alteraram.”. Um dado curioso foi a descoberta de uma nova espécie de peixe no Lago de Itaipu. “Essa espécie já foi incluída nessa edição”, destaca Elsidio.

Cavalcante lembra que a espécie de peixe preferida, o material a ser utilizado, o local a ser explorado são escolhas individuais. “O importante não é a disputa entre os pescadores, mas o interesse comum que os une, a paixão pela pesca e pela natureza”. O Guia também serve para mostrar a beleza da região do entorno do Lago de Itaipu e assim atrair mais turistas para a região. O lançamento da 2ª edição deve acontecer no final de março

Fonte = ADEOP

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

um comentário

  1. boa tarde… eu tenho o guia 2007 que peguei emprestado de um amigo, estou querendo adiquirir o 2009 mas naum encontro em lugar algum.
    onde posso achalo aki na região de São Miguel do Iguaçu?
    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.