Itanhaém – Cidade terá projeto Pesca Responsável

Atividade da pesca ganhará um caráter cada vez mais auto-sustentável

Uma ação conjunta entre a APA Marinha Litoral Centro e o Ibama, com apoio da Prefeitura de Itanhaém irá implementar pela primeira vez o Plano de Pesca Responsável, que visa estabelecer uma cadeia de informações para orientar pescadores e consumidores de pescado na Cidade. O projeto será apresentado amanhã (23) a partir das 16 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, no Ivoty.

A medida tem como objetivo desenvolver um diagnóstico e planejamento participativo da Pesca Responsável no município de Itanhaém. Para isso, serão realizadas oficinas temáticas de planejamento e capacitação, possibilitando o mapeamento de demandas da cadeia produtiva do pescado, potenciais conflitos e soluções e as relações sociais e ambientais que interagem com a atividade de pesca neste município.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rosana Bifulco, a ideia é buscar orientar os pescadores sobre as mudanças mais recentes da legislação atual, além de dar condições para que o consumidor sabia o tipo mais adequado para o consumo na época da compra. “Muitos consumidores desconhecem sobre os períodos do defeso e de como é que o pescado deve ser comercializado”.

Esta proposta de trabalho será apresentada dia 23, ás 16 horas, no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, para os integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Com o plano Pesca responsável, segundo Rosana Bifulco, a atividade da pesca ganhará um caráter cada vez mais auto-sustentável no âmbito ambiental. “Além disso, a APA Marinha terá um controle maior da produção pesqueira, permitindo inclusive que a atividade da pesca cresça de forma ordenada”.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.