Iniciativa pioneira no Brasil garante subida dos peixes na Cachoeira do Teotônio

Com investimento de R$ 4 milhões, equipamento servirá de modelo para a construção da estrutura definitiva na usina hidrelétrica Santo Antônio

A Santo Antônio Energia acaba de retomar os testes no Sistema de Transposição de Peixes (STP) experimental, localizado na Cachoeira do Teotônio. A primeira bateria de experimentos foi realizada de fevereiro a abril de 2010 e permitiu o estudo de diversas espécies de peixes. Por meio deste trabalho intenso de pesquisa, engenheiros e biólogos conseguem colher informações mais precisas sobre as espécies migradoras do rio Madeira, além de traçar as condições hidráulicas mais adequadas para o STP definitivo da usina hidrelétrica Santo Antônio

“Trata-se de um dispositivo fundamental, pois é responsável por proporcionar a subida dos peixes na época da piracema após a construção da barragem, o que garante a reprodução das espécies quando a usina estiver em operação”, explica o biólogo e coordenador de Sustentabilidade do Meio Biótico da concessionária, Aloísio Ferreira.

A partir das experiências realizadas e dos resultados obtidos na Cachoeira de Teotônio, será possível construir, com maior precisão, as estruturas definitivas. “É a primeira vez que se faz em escala real, e no mesmo rio onde a usina está sendo implantada, um experimento deste porte, no qual se consegue as características de qualidade da água idênticas àquelas em que os peixes vivem na região”, acrescenta Ferreira. Para realizar este trabalho, a Santo Antônio Energia conta com a consultoria dos biólogos Alexandre Godinho, da UFMG, e Boyd Kynard e Donald Pugh, do Instituto Silvio Conte, Massachussets, EUA, e do engenheiro hidráulico Ricardo Junho, da Hidricon.

Um dos Sistemas de Transposição de Peixes definitivos da usina hidrelétrica Santo Antônio já está em construção. Os STPs estarão situados na área da Ilha do Presídio, na margem direita, e na margem esquerda. Esta segunda etapa de testes será realizada de fevereiro a abril deste ano e, após seu término, o modelo experimental na Cachoeira de Teotônio será desativado.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.