Infratores participam de oficina de reeducação ambiental no Amazonas

O Ibama e a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias – Vemaqa realizam, no Amazonas, a XLII Oficina de Reeducação Ambiental, no período de 7 a 10 de agosto de 2012.


A intensificação das ações de comando e controle dos órgãos ambientais, o considerável aumento de denuncias de crimes aos ministérios públicos que por sua vez intensifica a agilidade nos processos de infrações, trouxeram como consequência um crescimento das condenações por crimes ambientais. Parte dos infratores cometem crimes de menor potencial ofensivo e apresenta um perfil socioeconômico que não recomenda a transação penal por prestação pecuniária. Por isso, a Superintendência do Ibama no Amazonas, juntamente com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias – Vemaqa apresentam como alternativa um programa de educação ambiental para sentenciados.


O programa é realizado no Espaço Cidadania Ambiental – Ecam, situado no Manauara Shopping; esse espaço foi criado por meio de compensação ambiental no âmbito do licenciamento da obra desse shopping.


As atividades do programa são desenvolvidas mensalmente por meio de oficinas ministradas por instrutores do Ibama/AM e de órgãos parceiros como:ICMBio, Ufam, Ipaam, Semmas, Semed e colaboradores, com duração de 12 horas, sendo três horas diárias, durante quatro dias. Nas atividades os sentenciados assistem a filmes e participam ativamente de exposições teóricas, através de técnicas dialógicas e dinâmicas de grupo, buscando-se a construção do conhecimento e a formação de responsabilidade ambiental.


Assuntos referentes a cidadania e meio ambiente, água, pesca, questões florestais, fauna, legislação ambiental, entre outros, são abordados, visando sempre conscientizar o apenado da importância das questões ambientais, o que possibilita uma nova visão de meio ambiente a todos aqueles que participam das atividades oferecidas.


Em oito anos, as oficinas foram oferecidas para mais de mil pessoas, possibilitando a reeducação ambiental e contribuindo para a formação de multiplicadores das temáticas desenvolvidas e a socialização entre o homem e a natureza.


Neste mês de agosto as atividades iniciaram no dia 7 contando com a participação de pelo menos 20 pessoas e terá duração até o dia 10/08 quando haverá a solenidade das entregas de certificados a cada participante. As oficinas já possuem datas definidas ate o mês de dezembro onde encerram-se as ações de 2012.


Ascom/Ibama/AM

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.