Ibama conclui as operações Rios Federais e Piracema no rio Tocantins

A ação foi realizada ao longo do curso do rio Tocantins, abrangendo desde o município de Estreito/MA até Esperantina/TO

As operações Rios Federais e Piracema, desenvolvidas no rio Tocantins, foram postas em prática pelo Ibama/MA no período de 07 a 17/02/2011, e tiveram a finalidade de (1) restringir a pesca com o objetivo de colaborar com a manutenção dos estoques pesqueiros nos rios brasileiros, medida fundamental para a sobrevivência das espécies (defeso da piracema) e (2) verificar, inspecionar, fiscalizar e coibir as atividades irregulares nas margens do rio Tocantins (rio federal).

As operações ocorreram simultaneamente contando com a participação da Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial de Imperatriz, que muito contribuiu para o sucesso da ação, de oito agentes ambientais federais e de um militar daquela força, que dispuseram de três veículos e uma lancha do tipo “voadeira”.

A ação foi realizada ao longo do curso do rio Tocantins, abrangendo desde o município de Estreito/MA até Esperantina/TO, totalizando mais de 300 km em distâncias percorridas, e foram apreendidos aproximadamente 2.000 metros de redes e alguns quilos de pescados.

Dezessete notificações foram emitidas, referentes a desmatamentos identificados em áreas de preservação permanente, atividade de extração mineral e edificações irregulares, e duas construções residenciais localizadas em áreas protegidas foram imediatamente embargadas. A todos os envolvidos foi dada a oportunidade de apresentar documentação pertinente às atividades e obras.

De acordo com o superintendente do Ibama no Maranhão, Alberto Chaves Paraguassu, entre os aspectos positivos das citadas operações, é merecedora de destaque a presença do Ibama nas proximidades das populações ribeirinhas e colônias de pescadores, divulgando, através de folders educativos, a necessidade de manutenção dos recursos pesqueiros e a solidificação de parcerias com instituições como a Marinha do Brasil.

Ibama/Imperatriz/MA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.