Ibama apreende duas toneladas de pescado no Amazonas

Apreensão faz parte da “Operação Piracema”, que visa fazer valer o período do defeso nos rios da região

A Divisão de Controle e Fiscalização do IBAMA apreendeu, neste sábado (20), em parceria com a Polícia Ambiental, duas toneladas de pescado proibido no rio Amazonas. O peixe estava escondido no porão de barcos conhecidos na região como “recreios” e em barcos de pesca.

A apreensão faz parte da “Operação Piracema”, que tem objetivo de garantir o defeso de espécies ameaçadas em reprodução nos rios da região.

O Governo Federal paga o seguro-defeso para os pescadores não explorarem espécies como aruanã, pacu, sardinha, pirapitinga, mapará e tambaqui de 15 de novembro a 15 de março. O pescador que for multado pelo IBAMA, será denunciado ao Ministério da Pesca para as medidas cabíveis.

Todo pescado apreendido foi doado à instituições filantrópicas como o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer – GACC, igrejas, casas de idosos, e comunidades carentes.

A Operação Piracema continuará nos rios do Estado durante todo período do defeso, para garantir que a legislação seja cumprida e as espécies ameaçadas sejam protegidas, assegurando assim a renovação dos estoques pesqueiros para manutenção do equilíbrio ecológico, pelos interesses da sociedade e dos próprios pescadores que dependem dos peixes para sobrevivência.

Dicof/Ibama

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.