Ibama apreende 6800 caranguejos no defeso no Maranhão

São Luis – Cerca de 6800 caranguejos foram apreendidos pela fiscalização realizada pelo Ibama, com parceria da Força Nacional de Segurança, da Capitania dos Portos, da Polícia Militar Ambiental do Maranhão e da Secretaria Minicipal de Meio Ambiente de São José do Ribamar, no último dia 05.

Os animais foram encontrados em quatro embarcações, que foram apreendidas. Os responsáveis pela pesca ilegal foram autuados em mais de R$ 20 mil. A captura, o transporte e a comercialização do caranguejo são proibidos visando a proteção da reprodução do animal nos períodos de 31/01 a 05/02, de 15/02 a 20/02, de 1º/03 a 06/03, de 16/03 a 21/03 e de 31/03 a 05/04.

Os animais apreendidos que estavam vivos foram soltos em áreas de mangue da Ilha de São Luís. A forma de transporte, em cofos, causa a mortalidade de cerca de 30% dos caranguejos. O caranguejo tem grande importância econômica na região litorânea, muitas de famílias tiram o sustento da sua captura e comércio, e o período do defeso visa assegurar a perenidade do recurso pesqueiro.

Ibama/MA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.