Helicóptero do Ibama atua no defeso da lagosta no litoral da Paraíba

João Pessoa – Nesta madrugada (26) a equipe de fiscalização do Ibama da Paraíba em ação conjunta com a Polícia Federal e Polícia Ambiental do Estado apreenderam 250 kg de caudas de lagosta na praia de Acau, no município de Pitimbu (PB). Os fiscais estão utilizando o helicóptero do Ibama para realizar ações de monitoramento de crimes ambientais e atenderam a uma denúncia feita pelos próprios pescadores da região através da Linha Verde, o 0800 61 8080, e comprovaram a existência de uma embarcação praticando a pesca da lagosta em pleno período do defeso da espécie em todo o litoral brasileiro.

A embarcação evadiu-se, mas os receptadores em terra foram presos com ajuda da Polícia Ambiental. Com eles foram apreendidos, além dos 250 kg de cauda de lagostas, um caminhão, dois veículos, mangueiras, compressores e marambaias, equipamentos de pesca proibidos pela legislação ambiental.

Três pessoas foram encaminhadas para prestar depoimentos e serem autuadas na Polícia Federal por infração ao artigo 35 do Decreto nº 6.514/08 que regulamenta a Lei dos Crimes Ambientais. Elas devem ser liberadas ainda hoje, mediante pagamento de fiança, mas não escaparão de responder ao processo e pagar multa pela infração cometida, que poderá alcançar o valor de cem mil reais.

Gutemberg Pádua
Ascom Ibama/PB

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.