GPS – Sistema de Posicionamento Global


O Sistema de Posicionamento Global ( GPS ) é um sistema de navegação composto por uma rede de 24 satélites colocada em órbita pelo Departamento de Defesa Norte-Americano.

O GPS foi originalmente planejado para aplicações militares, mas nos anos oitenta, o governo Regan tornou o sistema disponível para uso civil em geral.

O Sistema trabalha em qualquer condição de tempo, em todo o planeta, 24 horas, e não é cobrada nenhuma taxa por isso.


Satélites do Sistema GPS circundam a Terra duas vezes ao dia, em uma órbita muito precisa, transmitindo informações complexas para o solo. Receptores GPS captam estas informações e calculam a posição geográfica exata do usuário.

Essencialmente, o receptor de GPS compara o tempo em que um sinal foi transmitido por um satélite, com o tempo que foi recebido. A diferença de tempo permite o cálculo pelo receptor GPS do quão longe o satélite está.

Agora, com medidas de distância de mais alguns satélites, o receptor pode determinar a posição do usuário (em coordenadas) e pode exibir isto no mapa eletrônico do aparelho.

Um receptor GPS deve receber um sinal de pelo menos três satélites, para calcular uma posição 2D (latitude e longitude). Com quatro ou mais satélites visíveis, o receptor pode determinar a posição 3D do usuário (latitude, longitude e altitude). Uma vez que a posição do usuário foi determinada, a unidade de GPS pode calcular outras informações, como: velocidade, direção, distância de viagem, distância ao destino, tempo de viagem, nascer e pôr-do-sol e muito mais.

O GPS foi adotado pela ONU como sendo o sistema de posicionamento (navegação) naval oficial. As normas internacionais de proteção ao vôo estão fazendo o mesmo com respeito à aviação civil, em substituição aos sistemas de rádio-faróis ou Ômega existentes.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.