GOLFINHOS NA COSTA BRITÂNICA PODEM SER EXTINTOS

LONDRES, – Grupos conservacionistas britânicos alertaram hoje que os golfinhos do Canal da Mancha e de outras zonas costeiras da Grã-Bretanha estão em extinção, como conseqüência da massiva pesca comercial com redes.

Segundo os especialistas, agrupados nas coalizões Marine Connection e Wildlife Trusts, a menos que o governo britânico faça alguma coisa contra os milhares de pescadores com redes que operam no Canal da Mancha, os golfinhos poderão desaparecer por completo das águas do país.

Como conseqüência da pesca com redes, há notícias de pelo menos 128 golfinhos mortos nas costas do sul de Gales, dentre eles 60 do tipo comum, 46 do tipo “harbour porpoises” (golfinho-do-porto) e dois “nariz-de-garrafa”.

De acordo com os conservacionistas, desde a década de 1990, o número de golfinhos mortos nas costas britânicas cresceu consideravelmente. Havia 58 cetáceos mortos nas costas do país, naquele ano, enquanto que entre 2002 e 2004, a cifra cresceu para 871.

Lissa Goodwin, porta-voz da Marine Connection, declarou que “o impacto na população de golfinhos será enorme, e pode gerar uma extinção”, devido à pesca massiva. Neste sentido o parlamentar conservador Gary Streeter, que representa o distrito de Devo Sudoeste, afirmou que o governo “deve ser mais duro na hora de mudar os métodos de pesca” e assim “proteger com maior força a fauna marinha”. (ANSA)

Fonte = ANSA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.