Goiás recebe 700 mil reais em benefícios para pesca e aquicultura

Do total investido 664 mil reais são provenientes do Ministério da Pesca e Aquicultura

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, estará presente nesta sexta-feira (26) na cidade de Goiânia onde fará a entrega de 15 kits feira do peixe e participará da inauguração da Estação e do Laboratório de Piscicultura da Pontifícia Universidade Católica – PUC/Goiás. O ministro chegará à Goiânia pela manhã e às 11h fará a entrega dos 15 Kits Feira do Peixe à associação de feirantes do município. O ato acontecerá no Mercado Municipal de Campinas. À tarde o ministro se encontra com o Reitor da PUC- Goiás, Wolmir Amado e às 15:30 inauguram a Estação e o laboratório, no campus II universidade.

Os kits feira são fruto de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Prefeitura de Goiânia e Associação dos Feirantes de Goiânia. Serão distribuídos 15 módulos de comercialização para a associação de feirantes. A ação é parte integrante do “Projeto Piloto” para a revitalização de feiras livres em Goiânia e visa possibilitar o aumento na comercialização de produtos provenientes da pesca artesanal e agricultura familiar, tornando o preço mais atrativo para o consumidor.

A Estação de Piscicultura e o Laboratório de Pesquisa em Organismos Aquáticos são destinados a pesquisas na produção de peixes nativos e exóticos e reprodução de alevinos para fomentar a piscicultura no estado de Goiás e representam um investimento no valor de R$574.042,00 Estes empreendimentos vão melhorar o atendimento aos alunos de graduação dos cursos de Zootecnia, Biologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental da PUC Goiás, embasados no potencial regional para a atividade e na possibilidade de uma alternativa à criação bovina já implementada e sedimentada na região, além de implantar um centro de excelência de ensino, pesquisa e extensão na área de piscicultura.

O valor total de investimentos dos kits feira no estado é de R$168.000,00. No total são 24 kits, 15 deles na capital Goiânia. A comercialização será realizada em feiras municipais, Mercado Público e no Centro de Abastecimento Alimentar – Cepal do município. Serão beneficiados 150 comerciantes e 6.000 consumidores.

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.