Pescando Letras – Maricá lança programa para combater o analfabetismo entre os pescadores

Pescando LetrasO programa educacional “Pescando letras“, organizado pelo Ministério da Pesca, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Maricá tem como meta acabar com o analfabetismo entre os pescadores do município.

Com o lema “Sim, eu posso“, o programa é baseado numa experiência educacional de Cuba e contará com monitores cubanos.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pesca, Joel Vieira, as aulas acontecerão nas principais bases de pescadores da cidade que tenham no mínimo o nível médio, como Zacarias, Ponta Negra, Divinéia, Cordeirinho e Barra de Maricá.

As aulas começarão em janeiro e terão a duração de cinco meses, sendo três de alfabetização e dois de qualificação profissional (carpintaria de pesca, motores). As inscrições já podem ser feitas nas comunidades. Inicialmente devemos ter 150 alunos. A erradicação do analfabetismo é uma das principais metas do governo do prefeito Washington Quaquá“, disse Joel.

Fonte = Redação SRZD

Sobre o programa Pescando Letras

O Pescando Letras busca desenvolver uma política pública de educação, envolvendo pescadores (as) profissionais e aquicultores (as) familiares, oportunizando a esses (as) trabalhadores (as), excluídos do sistema formal de ensino e que não tiveram acesso à educação durante a idade escolar, a alfabetização, numa perspectiva de educação continuada. O Programa aposta no uso de metodologia própria para essa categoria, respeitando sua cultura, experiência e realidade. A época e duração dos cursos levam em conta a disponibilidade irregular de tempo, priorizando os períodos de defeso. O desafio é fortalecer a participação desses trabalhadores (as) na construção de espaços democráticos.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.