Pesca: Núcleo de Estudos será implantado em Aquidauana

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) recebeu na tarde de quarta-feira (27) membros do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso do Sul que apresentaram a proposta de instalar um Núcleo de Estudos e Prospecção da Pesca em Aquidauana. A iniciativa incluiu os municípios de Corumbá e Coxim, onde já existem unidades do Instituto Técnico Federal – IFMS.

A proposta apresentada pelo diretor geral de campus do IFMS, Luiz Simão Staszczak, consiste em promover o desenvolvimento da região através de ações educacionais e sociais, bem como, fazer um levantamento das potencialidades do município.

Uma comissão foi formada por entidades e instituições para acompanhar e formatar o projeto em Aquidauana. Entre os parceiros, está a universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – que desde 1991 estuda as espécies de peixes da bacia pantaneira e piscicultura.

Um grupo de representantes do Ministério da Educação e da Aquicultura realizam visitas técnicas entre os dias 22 a 25 de novembro nos três municípios, conforme cronograma. Em Aquidauana, a visita está agendada para o dia 24. Num primeiro momento, haverá uma apresentação dos trabalhos para comunidade e posterior, uma visita in loco aos locais definidos pela comissão.

O chefe do Setor de Expansão Virtual da Gerência de Educação, professor Aldrin Cleyde da Cunha, explicou que o Núcleo vai atuar junto à população ribeirinha e em paralelo com a educação. “A intenção é otimizar a piscicultura dentro do município. O trabalho será realizado com a população ribeirinha e, em paralelo, com a educação, oferecendo cursos profissionalizantes”, disse.

Segundo Aldrin, mais parcerias serão formadas para alavancar o potencial econômico de Aquidauana. “Fizemos um primeiro contato com algumas instituições e demais serão convidadas a ampliar conosco essa comissão e trabalhar juntos”.

O prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) recebeu com otimismo a iniciativa e colocou o poder público municipal à disposição. “Essa é uma ação a mais que soma valores de pesquisa ao município. Fico contente em ver que o IFMS, mesmo antes de ter inaugurado os cursos presenciais em Aquidauana já propõe ações dessa natureza e de grande importância para a piscicultura de Aquidauana e região”, afirmou.

Participaram da reunião o representante do 9° BE ComB Sargento Caetano, o diretor do campus da UEMS, Wagner Velasques, a chefe de gabinete da Fundação de Turismo, Greice Feliciano, a presidente da Colônia de Pescadores de Aquidauana, Ebe de Almeida Albuquerque e o professor do IFMS, Delmir da Costa Felipe.

Fonte: Agecom

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.