Golfinhos são encontrados mortos no Balneário do Hermenegildo

Segundo biólogo, estas ocorrências são comuns no litoral sul do país

Doze golfinhos foram encontrados mortos no Balneário do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, em um trecho de praia de cerca de 15 quilômetros. Um dos animais era fêmea e estava prenhe.

Os animais eram da espécie Pontoporia blainvillei, popularmente conhecida como “Toninha”. Nos dias 09 e 10 de janeiro, foram avistadas algumas embarcações pesqueiras na região, logo em seguida, dia 11, os animais começaram a aparecer na praia.

— Estas ocorrências são comuns no litoral do extremo sul do país, pois as embarcações pesqueiras, de diversos estados, tem a região como área preferencial de pesca, uma vez que, ainda há certa abundância de espécies de pescado com valor comercial. Além disso, esta é uma área remota, onde a fiscalização, que já é deficitária em áreas mais povoadas, é praticamente inexistente, pois apesar da boa vontade e dedicação dos funcionários, os órgão de fiscalização não estão aparelhados adequadamente para cumprir tal função. Enquanto o Governo Federal disponibiliza bilhões de reais para financiar o aumento da frota pesqueira do país os investimentos em fiscalização estão cada vez mais pargos — diz Wendell Estol, Biólogo e Diretor Geral do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB).

Além de golfinhos é comum nesta época do ano encontrar outros animais marinhos mortos, como tartarugas de várias espécies e outros mamíferos, como lobos e leões marinhos e até pequenas baleias.
ZEROHORA.COM

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.