Bahia – Sudoeste sedia mais uma conferência da Aqüicultura e Pesca

As plenárias territoriais da 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca estão a pleno vapor. Agora foi a vez da região Sudoeste sediar a 15ª de uma série de 21 plenárias, que já reuniram mais de 4 mil pescadores e marisqueiras em toda a Bahia.

Considerado pelos participantes como um marco histórico, que reuniu cerca de 150 pescadores e aquicultores dos municípios de Anagé, Caraíbas, Tremedal e Rio de Contas, o evento, realizado no último dia 21 de maio, no Teatro Glauber Rocha – UESB promoveu a discussão de questões como Ordenamento de Pesca e Pesca Predatória, apresentada pela Chefe do Escritório Regional do IBAMA, Andréa Lula, Linhas de Crédito para Aquicultura e Pesca, pelo gestor geral da agência do Banco do Nordeste do município de Vitória da Conquista, Jonas Sala, além de assistirem a apresentação do Plano Mais Pesca e Aqüicultura pelo superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Bahia, Marcelino Galo.

Na ocasião estiveram presentes a Controladora Municipal da Prefeitura de Vitória da Conquista, Nadjara Regis, o Sr. Valgleber Mafra, Secretário de Agricultura do Município de Rio de Contas, a Srª. Maria Mônica de Melo, vereadora do município de Tremedal, o representante da UESB, Sr. Alaor Maciel Junior, além do representante do DNOCS, José Antonio Macedo, e do Sr. José Prazeres, representando a Bahia Pesca.

O Superintendente da Seap/Ba, Marcelino Galo, destacou a importância da participação social nas conferências territoriais para o fortalecimento dos elos primários e mais fragéis na cadeia produtiva do pescado.

O período da tarde foi reservado para as discussões em grupo e apresentação das demandas locais que, após sistematizadas, serão levadas para a conferência estadual, que acontece em julho, em Salvador. Além disso, foi criado um Grupo de Trabalho Permanente para dar continuidade aos trabalhos de diagnóstico de demandas e diálogo sobre a construção de alternativas para o desenvolvimento da pesca na região formado por representantes das entidades presentes, representantes do poder público executivo e do legislativo.

Fonte
Keila Ramos
Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca
Escritório no Estado da Bahia
Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/seap

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.