Festival Internacional de Porto Murtinho é apresentado oficialmente na Capital

Prefeito Nelson Cintra espera neste ano 4 mil turistas nos quatro dias de festa – Assessoria

O lançamento do 5º Festival Internacional de Porto Murtinho – Cultura, Turismo e Pesca reuniu, na noite de ontem (20), cerca de 150 pessoas no Memorial da Cultura Apolônio Carvalho. Durante o evento houve uma pequena amostra da “Disputa dos Touros”, onde os touros Bandido e Encantado disputam a paternidade do Touro Candil. O prefeito Nelson Cintra espera neste ano 4 mil turistas nos quatro dias de festa.

Nesta edição o evento conta com o apoio do governo do Estado através das fundações de Cultura e Turismo. O festival tem como objetivo a integração de povos e suas culturas através da representação de crenças e tradições na dança e música. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros “Porto Murtinho tem uma cultura muito rica e a festa é linda, se você for uma vez, com certeza, irá voltar”.

O foco do festival é a tradicional disputa dos Touros: Bandido e Encantado, um misto de religiosidade e folclore. Durante a apresentação eles disputam a paternidade legítima do Touro Candil. A apresentação folclórica faz parte da cultura paraguaia e está inserida na festa da padroeira de Porto Murtinho, a Virgem Santa de Caacupê.

Durante o dia, as principais atrações serão os festivais de pesca, infantil, feminino e masculino, além do torneio de pesca embarcada, das corridas de chalana e de barco dividida em duas categorias, 15 HP e 25 HP. Na área esportiva, ocorrerá a travessia do rio a nado dividida nas categorias feminina e masculina, canoagem e triatlo. A premiação para quem participar varia de R$ 100 a R$ 1 mil.

A programação diversificada durante todas as noites é pensada para agradar e divertir o público, com shows e apresentações artísticas e culturais, exposição de artesanato e participação de municípios da região sudoeste e entorno e de países vizinhos. Já está confirmado o show de Lia Mayo no sábado, dia 31.

O festival também conta com uma exposição de astrofotografia. Os visitantes poderão ver cinquenta imagens de 90×90 cm, incluindo fotos da lua, planetas, galáxias e aglomerados, obtidas pelo telescópio Hubble. E para compor as noites de festival, será realizado observações astronômicas com uso de um Telescópio modelo Schmidt-Cassegrain em que será possível ver com alta resolução a Lua e Júpiter a beira do Rio Paraguai.

O 5º Festival Internacional de Porto Murtinho – Cultura, Turismo e Pesca acontece de 29 de outubro à 1º de novembro, agregando a cultura local e também parte da cultura sul-americana com a participação dos países vizinhos, Argentina, Bolívia e Paraguai. Neste ano, além dos três países, 15 municípios da região irão participar.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.