Festival de Caranguejo da Ilha Grande será realizado em novembro

caranguejo uçaNeste ano de 2009 o Festival do Caranguejo do município de Ilha Grande será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro para coincidir com o Dia do Catador de Caranguejo.

O festival vinha acontecendo anualmente ás vezes no mês de agosto, outras vezes em setembro, entretanto, para coincidir com o Dia Municipal do Catador de Caranguejo, que ocorre no dia 15 de novembro, os responsáveis pelo evento, de forma acertada, optaram pela fixação do festival no calendário turístico da região, para o mês de novembro.

O município de Ilha Grande faz parte de uma região que produz, semanalmente, 60 mil caranguejos. O município tem sua economia baseada no extrativismo do caranguejo, na pesca, no artesanato e no turismo. O líder dos catadores de caranguejo, Antonio Júlio de Araújo, mais conhecido na comunidade como seu Julinho, fala com orgulho sobre a comemoração, no dia 15 de novembro, do Dia Municipal do Catador de Caranguejo da Ilha Grande. “Essa conquista faz parte da nossa luta para ter auto-estima, conquistar a nossa dignidade e sermos respeitados como profissionais”, disse ele.

caranguejo uça pratoLorena Carvalho Costa, formada em Turismo e que já participou do festival, “Só o sabor do pastel de caranguejo já valeu à pena a visita”, disse entusiasmada a estudante de turismo.

Segundo Francisco de Assis Costa Carvalho, Gestor de Projeto de Turismo do Sebrae “Estamos desenvolvendo as atividades de apoio gerencial e administrativo, voltado para a preparação dos empreendedores que vão participar diretamente do evento. Nesta semana [17 a 21 de agosto] estaremos realizando o Curso Técnicas de Vendas [turmas tarde e noite], para que todos tenham oportunidade de participar”, disse Francisco Carvalho.

“O festival será uma boa oportunidade para divulgar as potencialidades econômicas de Ilha Grande, em especial, o extrativismo do caranguejo uçá. Teremos importantes ações que vão reforçar o trabalho de instituições parcerias no desenvolvimento dessa atividade, não somente na utilização responsável do extrativismo do caranguejo, mas também em iniciativas em gastronomia, artesanato, cultura e turismo. Queremos reforçar essas ações, gerando novas oportunidades de negócios para os empreendedores de Ilha Grande”, declara o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.

O Sebrae estima que o número de concludentes seja em torno de 50. O facilitador do processo é o Sr. ALDO JAMES LOPES NOGUEIRA. As inscrições foram realizadas na Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Ilha Grande.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.