Festa da Ouriçada acontece na próxima segunda-feira em Suape

Desde 1960 eu organizo a Festa da Ouriçada, que é passada de geração para geração

Com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho a tradicional Festa da Ouriçada acontece na próxima segunda-feira (13/12), Dia de Santa Luzia, a partir das 8h, na Ilha de Cocaia, Praia de Suape. O evento é promovido por uma comissão de moradores da localidade. Às 16h haverá uma procissão com a imagem da santa, que sairá da Rua Hercílio Guedes. Já às 20h serão realizados shows com grupos culturais, na Praça de Eventos.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Alaíde da Silva Vera Cruz, a tradição já acontece há quase 60 anos e reúne milhares de pessoas. “Desde 1960 eu organizo a Festa da Ouriçada, que é passada de geração para geração”, disse Alaíde da Silva.

A festa é sempre realizada no mês de dezembro, alto período de pesca dos ouriços. Quem entende do assunto ensina que é só levar o ouriço ao fogo de palha de coqueiro e, depois que a casca estiver torrada, quebrá-la retirando a ova, que pode ser misturada à farinha e temperada com sal e verduras.

Segundo o secretário Executivo de Cultura, Rinaldo da Costa, o evento já se consagrou como uma tradição na comunidade. “É importante manter esta festividade, onde as pessoas se reúnem para comer este tipo de iguaria”, disse.

Secom/Cabo

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.