Feira Nacional do Peixe Cultivado de Ajuricaba conta com a participação do Ministério da Pesca e Aquicultura

A 9ª Edição da Feira Nacional do Peixe Cultivado (FENAPE) começa hoje, em Ajuricaba e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), está ajudando a promover esse projeto no município conhecido com “Terra do Peixe Cultivado. O evento acontecerá no período de 28 a 30 de maio no tradicional Parque de Exposições junto ao Ginásio de Esportes, Sede da Associação dos Funcionários Municipais e Clube 29 de maio e contará com a participação do Secretário de Infra Estrutura e Fomento do MPA, José Claudenor Vermohlen. O objetivo da feira é expandir e difundir a piscicultura, propiciar lazer, cultura e momentos de troca de conhecimentos sobre a piscicultura regional, além de gerar emprego e renda no setor de aquicultura no município.

Ajuricaba tem trabalhado para ser a capital gaúcha do peixe cultivado e se destaca por ter um grande potencial de áreas para esse tipo de cultivo. Segundo dados fornecidos pela Emater e a Secretaria de Agricultura do município, a produção no ano de 2009 foi de 500 toneladas. “A feira irá ajudar a divulgar Ajuricaba através de sua produção no cultivo de peixe, além de ajudar aos pequenos piscicultores a ter uma renda extra que com certeza, é o foco mais importante”, declarou o vice-prefeito de Ajuricaba e coordenador do evento, Airton Luis Cossetin. Os organizadores da feira pretendem aumentar em 40% a produção no município no biênio 2010-2011 e, consequentemente, os negócios em relação ao produto.

A atividade ocupa cerca de 300 hectares de lâmina d’água e as espécies mais comercializadas no município são a carpa, jundiá e tilápia. “O MPA está ajudando a motivar os produtores. Esse evento é uma excelente alternativa de renda em especial para a agricultura familiar com alternativa para diversificação de produção e colabora para incentivar o consumo do peixe”, afirma a Superintendente Federal do MPA no Rio Grande do Sul, Adriane Lobo.

A 9ª FENAPE terá muitas atrações e uma delas será o primeiro concurso pós médio em piscicultura no estado em parceria com o Instituto Farroupilha de Santo Ângelo, Universidade de Santa Maria, Prefeitura de Ajuricaba e o Ministério da Pesca e Aquicultura, que viabilizou o recurso para formação dessa primeira turma. Além das exposições, seminários e oficinas, muitas são as atrações da feira, tais como: concurso de gastronomia com pratos preparados a base do peixe cultivado em açudes; oficina do peixe que será outra forma de orientar cozinheiros, merendeiras das escolas e donas de casa.

Durante o evento haverá também aulas com técnicas e receitas de preparo do peixe e o seu uso na alimentação, de forma prática e saudável, concurso do “maior peixe vivo” apresentado nos tanques de água exposto no evento por produtores locais, distribuição de alevinos para as crianças, em sacos plásticos oxigenados, exposição de carros antigos, apresentação das etnias de Ijui, etapa copa cidade de MotoCross e show no sábado com Milionário e José Rico.

Estão sendo esperados vinte mil visitantes na 9ª FENAPE e o evento irá beneficiar diretamente trezentas e vinte famílias de piscicultores da região e quinhentas e vinte indiretamente. A Comissão organizadora levantará dados/números relativos à comercialização de produtos, bem como dos negócios encaminhados durante a Feira.

O Município de Ajuricaba – fica localizado no Território da Cidadania Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul e conta com uma população, segundo dados preliminares do Censo de 2007, de 7.261 habitantes, sendo 3.324 na área rural do município. Tem a economia basicamente no setor primário – agropecuária, economia familiar, sendo a piscicultura uma das culturas que vem crescendo nos últimos anos. A Piscicultura está entre as principais atividades de retorno para o produtor e o município como um todo.

MPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.