Estudo mapeará ciclo reprodutório de peixes em rios de Mato Grosso

Uma análise realizada nos rios de Mato Grosso deve resultar, nos próximos anos, em um estudo completo sobre o ciclo de reprodução de peixes das diferentes bacias hidrográficas. A observação dos pesquisadores será capaz de identificar, por exemplo, se a reprodução ocorre na mesma época em que vigora o período da Piracema nos rios. Desta forma, poder-se-á concluir se a época de proibição da pesca necessita ser alterada ou mantida nos mesmos moldes todos os anos.

Um dos pontos de coleta está na região Norte. Há pelo menos dois anos ficou instalado em Alta Floresta mas, há pouco tempo, passou para Sinop. Pelo menos duas “bases” foram montadas em localidades conhecidas como Porto Atlântico e Porto Paranatinga, nas imediações da cidade. Para elas são enviados materiais colhidos diretamente da subbacia do Teles Pires. A coleta ocorre uma vez por mês.

Neste município as ações ocorrem pela parceria das secretarias de Meio Ambiente local, do Estado e Universidade Federal de Mato Grosso. Estima-se serem necessários pelo menos três anos de observação da vida aquática antes da compilação dos resultados finais. Pesquisadores devem trabalhar neste projeto na região de Sinop até março de 2010.
Alguns exemplares de peixes já foram analisados. No entanto, técnicos indicam que quaisquer resultados ainda seriam considerados precoces.

Em Mato Grosso, a pesca será proibida a partir do próximo dia 5 de novembro nas bacias hidrográficas dos rios Paraguai, Araguaia e Amazonas. Ela segue até o dia 28 de fevereiro de 2010, conforme resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). A modalidade pesque e solte também é proibida neste período.

No Estado, a piracema poderá ser ampliada.

Autor: Só Notícias/Leandro J. Nascimento

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.