Equipe de Porto Esperidião vence etapa em Indiavaí do campeonato de pesca

A equipe Só Alegria, de Porto Esperidião, foi a grande vencedora da segunda etapa do 4º Campeonato Estadual de Pesca, realizada no domingo (13.05), no município de Indiavaí, durante a II Indipesca – Festival de Pesca de Indiavaí. A equipe, composta por três amigos (dois deles irmãos) pecuaristas, conquistou 26.815 pontos e lidera até aqui o campeonato com 100 pontos, juntamente com a equipe Corgo Seco, de Barra do Bugres, que venceu a etapa de Cuiabá no dia 1º de abril.

A etapa do campeonato estadual, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), reuniu 42 equipes de várias regiões do estado em Indiavaí (367 km a Oeste de Cuiabá), município que comemorou no sábado 21 anos de emancipação política. Praticantes da pesca esportiva, a maior parte dos pescadores preferiu acampar as margens do Rio Jauru, numa área de camping da Pousada Rio das Luzes, local próximo ao rio de onde foi dada a largada.

Depois da execução do Hino Nacional, por volta das 9h30 o prefeito de Indiavaí, Valteir Quirino dos Santos, e a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, autorizaram a largada, desejando boa sorte a todos os participantes.

Além do troféu oferecido pela Sedtur, a equipe Só Alegria recebeu como prêmio um motor de popa de 15 HP Mercury. “É a primeira vez que minha equipe conquista o primeiro lugar numa etapa. Estamos muito contentes”, disse João Donizete Hipólito da silva, que destacou a organização do evento. Ao lado de João, os irmãos Carlos Honório Cortez e José Honório Cortez também festejaram muito a conquista. A pontuação foi obtida graças aos 18 peixes fisgados do Rio Jauru entre peraputangas e piavuçus. O maior deles foi um piavuçu, com 49 centímetros. Como manda o regulamento, logo após a medição os peixes eram imediatamente soltos no rio.

Outras duas equipes de Porto Esperidião também fizeram sucesso na etapa de Indiavaí. Em segundo lugar, a equipe R. Souza obteve 18.875 pontos e ganhou da organização um barco de seis metros e também outra equipe do município festejou a quarta colocação com 10.500 pontos e ganhou três barracas de camping. Em terceiro lugar, com 10.625 pontos, ficou a equipe Malibu, de Glória D´Oeste, que foi premiada com um barco de cinco metros. Em quinto lugar ficou a equipe de Paula, do município vizinho de Araputanga, que, com os seus 10.395 pontos fez juz a três kits de pesca.

A secretária –adjunta Vanice Marques conclamou a todos que participem das próximas etapas, principalmente as que serão realizadas na região, como em Lambari D´Oeste (24.06), Reserva do Cabaçal (08.07), Pontes de Lacerda (15.07), Porto Esperidião (02.09) e Vila Bela da Santíssima Trindade (16.09). “Pelo quarto ano seguido o campeonato de pesca está promovendo a integração de todos os mato-grossenses, por meio da pesca esportiva. É uma atividade que movimenta a economia por meio do turismo em todas as regiões”, destacou Vanice.

Para o prefeito Valteir, que recebeu a visita de seu colega prefeito de Araputanga, Vano Batista, a realização do festival de pesca se constitui em uma boa alternativa para movimentar a economia local, do pequeno município de cerca de 2.500 habitantes. Com foco na pecuária de leite e de corte, Indiavaí se prepara agora para melhorar a capacidade de receber turistas. “Logo teremos funcionando novamente um hotel na cidade que está passando por reformas”, informou o prefeito.

Atualmente, apenas a Pousada Rio das Luzes oferece opção, com cerca de 20 apartamentos e chalés. O proprietário, empresário conhecido como Bugrinho, já investiu no local nos últimos três anos em torno de R$ 1,5 milhão e deverá agora investir, também em shows para atrair os turistas da região. Para receber as bandas foi montado um palco ao lado de uma piscina.

A etapa de Indiavaí, além do apoio de patrocinadores locais, teve a participação ativa de integrantes de unidades vindas de Cáceres da Marinha, do Exército (II Befron), do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Ambiental e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que trabalharam na segurança das equipes e também na fiscalização das embarcações. De acordo com o calendário da 4º Campeonato Estadual de Pesca, as próximas etapas serão realizadas no próximo domingo (20.05) em Primavera do Leste e Nova Xavantina.

Fonte = O Documento

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.