Criação de peixes em tanques-rede

Uma das modalidades de cultivo de peixes em alta densidade de estocagem é o sistema de tanques-rede ou gaiolas.

Trata-se de uma criação intensiva cujo resultado final é uma alta produtividade.

Em geral são estruturas retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior. Esse equipamento é constituído basicamente por flutuadores ( galões, bombonas, bambu, isopor, canos de PVC, etc.) que sustentam submersos na água redes de náilon, plásticos perfurados, arames galvanizados revestidos com PVC ou ainda telas rígidas.

O formato retangular permite uma melhor passagem e renovação de água dentro das gaiolas, removendo os dejetos produzidos pelos peixes.

Além disso, os tanques-rede devem ser cobertos para prevenir a ação de predadores, furtos e oferecer sombreamento que impede a incidência de raios UV e diminuir a visão dos peixes, reduzindo o estresse e melhorando o sistema imunológico desses animais.

Recomenda-se utilizar tanques-rede de até 10 m3 pois facilita o manejo e é mais vantajoso do ponto de vista produtivo e econômico pela maior facilidade de renovação da água. Essas estruturas poderão ser colocadas em represas que possuam profundidade mínima de 3 metros.

A tecnologia permite produzir em média 300 kg/m3/ano, resultados obtidos principalmente com o cultivo de tilápias, pacus e pintados.
Alguns criadores utilizam curimbatás e cascudos também dentro dessas gaiolas a fim de efetuarem a limpeza das malhas, local onde fixam-se os vegetais (algas) que dificultam a renovação de água. Vale salientar que nesse tipo de cultivo há uma dependência exclusiva de alimento artificial (ração).

Autor:Jorge Meneses
Biólogo e Presidente da ABRACOA

Sobre o autor

Escreveu 2224 artigos neste site.

38 Comentários em “Criação de peixes em tanques-rede”

  • Jorge Mario Paredes Publicado em 23 fevereiro, 2009, 14:12

    Temos um sitio de 12 ht com um reservatório de água de 12 mts por 32 mts e 3 mts de profundidade, este reservatório foi construído na parte mais alta do sitio , para poder enviar água para as plantações por gravidade, esta todo feito de pedra e tem dois entradas de água , uma do lado , proveniente de um poço profundo 70 mts e outra proveniente de um poço Amazônia , a Idea es utilizar esta água para criação de peixes , ( adubo orgânico ) e abastecer de água o sitio, os peixes que gostaria de criar som CARPA CAPIM e CURIMBATÁ ,gostaria de ajuda com referencia a divisão e montagem deste criadouro , a fim de poder atender as expectativas , es dizer poder utilizar água para as plantas cultivadas e criar peixes , vocês podem me ajudar ?

  • claytonbarbosa sofiati Publicado em 10 fevereiro, 2010, 8:59

    tenho uma represa de medio porte e gostaria de comprar tanques p/criação de tilapias.por favor se tiverem algum contato por favor me informe.aguardo

  • Davi Dvulhatka Publicado em 17 fevereiro, 2010, 11:58

    Temos criãçãod e peixe tipo Tilápia. O tanque sempre esteve coma a agua limpa porem sem pre turva, nesta ultima segunda feira (15/02) a agua amanheceu totalmente cristalina muito fria, no dia seguinte todas as Tilápias amanheceram mortas. Existe uam explicação natural para isto

  • Matheus Manoel Publicado em 28 fevereiro, 2010, 10:44

    Tenho 1 pequena criação de Tilápias! Tenho apenas 5 4 médias! e 1 Super Monstruoza! estão e dequidificação! dos cardumes ta muito massa!

  • francimar Publicado em 7 abril, 2010, 22:04

    qual o primeiro passo para, fazer um tanqui qual a fundura e o que eu posso usa como oxigenio tenho que ter uma irigação.
    quero cria matrixan quando eu quasto de razão

  • francimar Publicado em 7 abril, 2010, 22:07

    eu tenho te usar uma irigação incanada ligando todos os dias

  • VERA LUCIA Publicado em 26 abril, 2010, 10:11

    gostaria de saber que tipo de doença causa nos peixes manchas avermelhadas no corpo.
    se pode ser causada pela baratinha que fica no fundo dos poços.
    obrigada

  • coopertuc Publicado em 16 junho, 2010, 11:02

    Temos 160 tanques-rede com 800 peixes cada tanque pesando em media 800gr a 1.500kg de pirapitingas popular caranha, é um peixe muito saboroso, e estamos tendo dificuldades pra comercializar não temos mercado para o nosso pescado, e estamos tendo muitos gastos com cordas, bombonas, poitas, etc..como voçês poderiam nos ajudar.

  • Waldeglacia Publicado em 22 junho, 2010, 13:31

    Boa tarde!

    Tenho um sitio e nele tem um açude bem grande, gostaria de saber se posso fazer criadouros de peixes. Sou inesperiente nesse assunto, de tanto assistir ao globo rural e ver reportagens sobre esse asunto, me interessei muito e gostaria de poder contar com vocês no que diz respeito a tudo que posso e devo fazer para poder dar prosseguimento nessa minha nova investida.
    conto com vocês.
    Obrigada pela atenção, desde já.
    Abraços, Waldeglacia,

  • yuri Publicado em 2 julho, 2010, 22:00

    boa tarde!!!
    eu gostaria de saber qual é a ração indicada para a alimentação
    de peixes de agua salgada?
    por acaso vocês poderiam me dizer?

  • eremilto Publicado em 13 julho, 2010, 11:15

    gostaria de saber se atravez destes tanques redes poderia se criar peixes em um rio ao inves de lagoas

  • lucas israel Publicado em 21 julho, 2010, 16:37

    tenho um sitio que possui uma boa nascente estou querendo fazer alguns tanques para uma futura criacao gostaria de saber qual tipode peixe q poderia criar q se adaptaria melhor ao comercio gostaria tambem de ver algumas opcoes de tanques qual sistema mais usado e como sreia a alimentacao adquada

  • rodrigo vasconcelos Publicado em 26 julho, 2010, 11:44

    bom tenho uma ilha,bem no meio do rio grande….gostaria de saber como faço para iniciar o processo para montar tanque rede,quanto custa?e com qm falo para conseguir a altorizaçao?qro saber tudo desde o inicio?

  • Ô Zé Publicado em 5 agosto, 2010, 0:21

    Olá. Eu gostaria de saber o que é preciso para alguen responder as perguntas aqui feitas?

    Vejo que muitas pessoas perguntam, mas nao vejo as respostas.
    Ao menos ajudem essas pessoas.

    Guia da pesca = Todas as pessoas que visitam o site podem responder, como voce tem essa preocupação, deixe de lado a critica e responda. Quando colocar algo nos comentários, coloque um e-mail valido não se esconda dessa forma. Grato pela participação

  • Renato Souza Publicado em 12 agosto, 2010, 10:26

    Gostaria de Saber do Mercado de Pexe na Regiao de Uberaba.

    Tbm Gostaria de Saber algumas ticas sobre criação de pexe.

  • frank Publicado em 30 agosto, 2010, 22:16

    gostaria de saber qual e o tamanho de tanque rede para criação de tambaqui.

  • miguel a.c.franco Publicado em 20 setembro, 2010, 19:09

    tenho uma propriedade proximo a cidade d fernandopolis e quero fazer 2 tanques para uma contruçao d um pesque pague. ja tenho experiencia,pois tive pesqueiro por 12 anos, estou tendo dificuldade em projetos,aqui falta profisonais na area, eles nao conseguem fazer os projetos para serem aprovados, na propriedade esta tudo pronto para ter um pesqueiro so ta faltando os tanques. desde ja meus sinseros agradecimentos.obrigado.

  • Rubens Martins de Souza Publicado em 24 setembro, 2010, 18:16

    Boa noite, eu gostaria de saber se posso criar peixe da espécie tilápia em tanque de água salobra? Desde de já muito obrigado.

  • wellington Publicado em 12 outubro, 2010, 20:47

    Ola galera tenho um sitio que tem de fundo um tanque de pesca de mais ou mais ou menos uns 16×7 ou 8 de largua com uns 2 metros de profundidade so que queremos colocar uns peixes como tilapia, carpa ungra e capim, pacu, traira. Mais nesse tanque a agua e parada como posso fazer para ter oxigenio nesse tanque ?

  • RAFEL DUTRA Publicado em 14 outubro, 2010, 10:36

    eu tenho um espaço grande de agua e terra o q q preciso fazer e q vcs me indiquem a fazer se eu monto tanque ou gaiolas, pra eu começar preciso de pelo menos tres tanques que comportam na faixa de 5 mil peixes em cada tanque e quais peixes vc me indica para comercializaçao q o capital pra girar rapidose puder me retornar mais rapido eu agradeço!!!!

  • Carlos Martins Peres Publicado em 20 outubro, 2010, 15:28

    Boa tarde!

    gostaria quem alguem me ajudasse no tramite de construir um tanque para criação de peixe(Tucunaré) tenho um sitio no Rio Grande,
    obrigado Carlos

  • Wellington Publicado em 2 novembro, 2010, 11:39

    Sou pescador profissional e gostaria de saber como faço para iniciar uma criação de peixes em tanques-rede, pois na região em que moro pescado esta escasso (esgotado).moro na barranca do rio Paraná que possui um afluente de nome Rio Bahia, fica pra baixo da usina hidrelétrica Sérgio Motta, onde a água de lá é bem parada, dando condições para montar os tanques-rede. gostaria de saber todos os licenciamentos necessarios para iniciar a criação.

  • samuel Publicado em 9 dezembro, 2010, 11:19

    Bom dia amigo!! tudo na santa paz??? meu querido estou começando uma pequena criaçao de peixe, no estado de Minas Gerais, minha terra natal. vou criar pacu, tilapia, curimba, e tambaqui, e gostaria de ver com voces algumas receitas de raçao, para que o meu custo seja mais enconta, teria como os senhores fazer isso por mim, eu vou agradecer muito!!!
    vcs estao de parabens pela a organicao, muito boa e que deus ilumine vcs sempre!!
    att
    Samuel!!!

  • Marcos Publicado em 11 dezembro, 2010, 12:58

    eu gostaria de comprar lonas para impermebializar uns tanques de criaçao de peixes.
    onde eu compro?

  • AVM Publicado em 12 dezembro, 2010, 11:21

    tenho um pouco de experiencia em peixes (lambaris ,pacu ,piau,pintado etc)

  • ralph piva Publicado em 14 dezembro, 2010, 17:34

    A reportagem foi boa, mas gostaria de saber quais são os riscos e acidentes de trabalho provocados por esse trabalho aos trabalhadores e à sua saúde , gostaria tambem de saber sobre seminários e cursos dessa atividade sobre segurança e saúde do trabalhador para o ano de 2011.

    Atenciosamente,

    Ralph Piva

    Técnico em segurança no trabalho/Fundacentro/Ba.

  • izidorio Publicado em 19 janeiro, 2011, 10:09

    prezados amigos :
    construi um pequena tanque para peixe em meu sítio, e estou aprendendo a cultivar a medida que os problemas vão aparecendo,o poço tem aprox. 10x15m. e a agua vem de uma nescente proxima, coloquei a 6 meses atras 50 tilápias ja adultas pesando 500g. cada, hopje elas produziram e o tamque tem inúmeros alivinos, mas o que me preocupa é que tambem tem uma grande quantidade de gerinos inclusive já nascendo as sperninhas, o faço para que controlar esses gerinos e o meu tanque não ficar futuramente infestado de sapos.

  • brito Publicado em 19 fevereiro, 2011, 19:31

    Boa tarde, temos uma chácara com grande área de água para pesque pague, fizemos alguns testes pois as águas são paradas e observamos que seu PH está um pouco baixo 5.5, mas possui uma dimensão de 80mt de largura por 130mt comprimento, queremos fazer um teste com tanques rede, podemos iniciar com a medida de 3mt X3mt, e colocar 1.000 alevinos de tilápias iniciais. favor nos orientar, atecipo agradecimentos, brito.

  • romerio Publicado em 14 março, 2011, 16:35

    gostaria de saber: tenho varios criatorios em sequencia , a água do primeiro pode prejudicar os demais em caso de doenças.

  • ARIVANIA AP.MATOS LIMAS Publicado em 28 março, 2011, 8:56

    OLÁ ,TENHO UM SITIO EM MINAS GERAIS ,NELE TEM UMA NASCENTE DE AGUA ,QUE NA SECA ELA CORTA,GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER UMA BARRAGEM,NO INTUITO DE LEVAR AGUA NATURAL NA SEDE E ATE MESMO JUNTAR AGUA.ABRAÇO AGUARDO RESPOSTA.

  • ze henrique Publicado em 6 abril, 2011, 9:34

    Bom Dia !!! Gostaria de me informa com faço para ter um criatorio de peixe em uma lagoa que todos sitio vizinhos tem acesso ao mesmo, pois gostaria de tar criando os peixes somente na parte da lagoa do fundo do meu sitio.. Desde já Agradeço a todos !!!

  • Geraldo Pinto Lins-Presidente da A-130/Ba Publicado em 12 agosto, 2011, 22:06

    Boa noite, como devemos solicitar esse projeto maravilho e enovador para comunidades pesqueiras para que eles possam aumentarem o seu rendimento familiar com a criação de peixe nos tanques redes em rios e maré neste Povoado de Ponte de Itabatinga neste município de Jandaíra/BA. Pois, temos belos rios como: o rio real, o rio da Patioba que vai até Mangue Seco.Obrigado pelo incentivo e aguardo retorno. Geraldo, presidente da Associação de marisqueiros/as e pescadores/as de Ponte de Itabatinga-AMPI.

  • Felipe Zanin Publicado em 24 fevereiro, 2012, 22:10

    Olá, Estou iniciando uma pequena criação de Tilapias na região do sul de minas. tenho um tanque escavado de 30 x 20 – 1.60 fundura em media. Gostaria de saber qual o melhor meio de aproveitar este poço. pretendo aumentar a criação e minha maior incógnita é se posso utilizar tanques rede dentro deste poço escavado para ter uma maior rotatividade de peixes durante o ano. A agua que entra no tanque é um cano de 2 ” bem cheio. ( não sei como medir a entrada em M³). Ficaria muito grato se me enviasse um contato direto e algum material que tire essas duvidas e me de uma direção.

    Agradeço desde ja!

    Att
    Felipe Zanin

  • elinghton Publicado em 25 março, 2012, 11:00

    gostaria de saber se eu posso coloca dentro dos meus tanques escavados ,tanques redes para a criação de caranhas e quantas caranhas posso colocar por tanque.E se o crescimento sera melhor do que solto no tanque escavado. obrigado.

  • erick Publicado em 9 abril, 2012, 21:14

    to querendo opiniao sobre criaçao de peixe seria em um resevatorio de uma hidreletrica la tenho um lote gostaria de saber qual seria o primeiro passo e se poderia criar tilapia e se o custo  alto

  • paulo c b gonsalves Publicado em 13 abril, 2012, 11:26

    Estou querendo criar peixes tanque rede Oque presiso fser pra comesar,tem que ter lisensa do ibama? estou querendo criar em um algado de uma usina idreletrica aqui na regiao>…Quanto vou gastar  por cada  tamque rede?

  • sergio Publicado em 8 fevereiro, 2013, 14:12

    queria  começar a criar  peixe  poderia   me dar alguma idéia

  • Luis Brito Publicado em 12 setembro, 2013, 19:20

    Possuo um tanque escavado com 800 m² e gostaria de criar tilápias, pergunto se é possivel criar as tilapias dentro de tanques rede nesse tanque escavado e quantos tanques de rede de 2 m³ posso colocar.
    Será necessário aeração para o tanque?
    Só dependo desta informação para me decidir avançar ou não.
    Obrigado

Deixe um Comentário

Gravatar são pequenas imagens que mostram sua personalidade. Obtenha um gravatar gratuitamente!


quatro + 1 =

Copyright © 2014 Guia da Pesca. Todos os direitos resevados.
Hospedado e Personalizado por Aquila Host