Começa período de defeso da sardinha no estado do Rio de Janeiro

A pesca fica proibida até o dia 9 de agosto, período de reprodução do peixe

Rio – Começou no estado o defeso da sardinha. A pesca fica proibida em todo o período de reprodução do peixe. Nesta terça-feira agentes do Ibama e policiais da Delegacia Federal de Meio Ambiente fiscalizaram os principais centros de abastecimento do pescado do Rio.

No mercado de São Pedro, em Niterói, sardinhas nas bancas agora só da espécie laje, de pesca permitida. A do tipo maromba, conhecida como verdadeira, já está em falta.

A partir desta terça, os comerciantes já não podem mais receber carregamentos de sardinha verdadeira. E até o dia 3 de julho, terão que informar ao Ibama o estoque que será comercializado.

A temporada do defeso é fundamental para a preservação da espécie. A pesca é proibida durante o período de reprodução da sardinha.

Segundo os especialistas, no Brasil já chegaram a ser pescadas 230 mil toneladas do peixe por ano. Mas, por falta de controle da atividade, hoje a pesca não passa de 30 mil toneladas anuais.

O estado do Rio é um dos principais produtores de sardinha do país. A pesca é concentrada na Baía de Guanabara, Angra dos Reis, Sepetiba e Cabo Frio.

A pesca da sardinha está proibida até o dia 9 de agosto. Segundo o Ibama, quem descumprir as regras do defeso do peixe pode responder por crime ambiental e ficar preso por até três anos.

As informações são do RJTV

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

2 Comentários

  1. ta uma vergonha aqueles barcos pesqueiros  devastando tudo quanto e peixe na praia vermelha

  2. Sei que o defeso é importante, mais o que esta acontecendo e que os pau blocos ou seja os barcos com porte de cem ou mais toneladas que trabalham com sonar, empendindo que ela chegue a encosta, assim o pescador de cerco de praia fica a vêr navio e guando o peixe chega a encosta na época de defeso, por que os barcos de grandes portes não pesca (paú bolco), assim o pescador se vêr obrigado a pescar na época de defeso, por sua propria sobrevivencia e importante os órgões copetente procurar faser pesquisa para saber o que esta acontencendo que a sardinha só encosta na época de defeso, sendo que a sardinha menor os barcos de grande porte jogam fora e mortos eo óleo dela não deicha o peixe entrar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.