Ceará – Ibama faz apreensão de pescado nos principais mercados públicos da capital

A pesca predatória está diminuindo, em função da atuação do Ibama e seus parceiros


Fortaleza (05/04/2012) – Ontem, fiscais do Ibama, acompanhados pela Polícia Ambiental, apreenderam nos principais mercados públicos de Fortaleza/CE, 200 kg de peixes comercializados irregularmente em pleno período da piracema, quando os peixes sobem os rios para desovar. Todo o produto apreendido, foi doado à Santa Casa de Misericórdia.


O período da piracema, que se estende até o próximo dia 30/04 nos açudes e rios federais, vem sendo acompanhado de perto pela fiscalização do Ibama em parceria com a COGER – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos,  Polícia Ambiental e Secretaria Estadual da Pesca, o que já resultou na apreensão de mais de 1.700 kg de pescado e mais de 10 mil metros de rede de emalhar.


“A pesca predatória está diminuindo, em função da atuação do Ibama e seus parceiros, ajudado pela escassez de chuva, deixando os reservatórios com baixo volume de água, o que dificulta o fenômeno da piracema”, afirmou o Chefe da Fiscalização do Ibama, Rolfran Cacho Ribeiro.


O superintendente José Wilson Uchoa do Carmo acrescentou que os resultados alcançados no exercício anterior, quando mais de 92 mil metros de redes foram apreendidos, 50 pescadores multados e encaminhados ao SINE/IDT, ocasionando a retirada do benefício do seguro defeso, desestimulou o avanço desta prática ilegal em todo o estado.


Eason Nascimento
Ibama – Ascom/CE

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.