Candeias – Mais de uma tonelada de lixo foi retirada durante 8ª edição do Rio Limpo

Foram retirados todos os tipos de materiais, como eletrodomésticos, pneus, porém o plástico e o papel continuam sendo os mais freqüentes.


Às margens do rio Candeias foi o local escolhido pelos parceiros Eletrobras Eletronorte e Associação dos Pescadores Amadores de Rondônia – Sopescar para realizar a 8ª edição do Projeto Rio Limpo que aconteceu no último domingo, dia 08 de julho, no Município de Candeias do Jamari. A cidade possui vários balneários e por este motivo concentra um número expressivo de turistas aos finais de semana que atraídos pela beleza do local, se tornaram nos últimos anos cenários nada agradáveis, por causa de lixo deixado por usuários e também moradores da cidade.


A Sopescar envolvida e preocupada com a questão ambiental tomou conhecimento da situação e resolveu executar o Projeto Rio Limpo no município. “Este é o terceiro ano consecutivo que trabalhamos com a comunidade de Candeias. Ainda há lixo espalhado nesses pontos turísticos da cidade, mas percebemos que é em menor quantidade. Acreditamos que seja em decorrência do trabalho de conscientização que nossa equipe vem realizando junto aos moradores e turistas do local”, explicou Luis Duarte, técnico ambiental da Eletrobras Eletronorte.


O resultado de uma manhã de trabalho em uma extensão de dez quilômetros foi a retirada de mais de uma tonelada de lixo. O que surpreendeu a coordenação do projeto foi a quantidade carcaças de bicicletas encontrada em um dos pontos de coleta. “Encontramos um cemitério de bicicletas, o que foi muito preocupante. Esse tipo de material é muito nocivo ao meio ambiente”, disse Eliezer Souza, vice-presidente da Sopescar.


Foram retirados todos os tipos de materiais, como eletrodomésticos, pneus, porém o plástico e o papel continuam sendo os mais freqüentes.


A ação contou com a participação direta de cerca de 100 voluntários, entre estudantes de engenharia florestal e biologia, colaboradores da Eletrobras Eletronorte, empresários, funcionários públicos, advogados e integrantes da Sopescar.



“Este projeto só se tornou um sucesso esses oito ano anos, graças ao o apoio da Eletrobras Eletronorte tanto em patrocínio quanto em logística. Agradecemos a empresa pelo apoio em nossas ações e ainda a todos os voluntários que acreditam em nosso trabalho”, revelou Luis Valter, o presidente da Sopescar.


Projeto Rio Limpo X Sopescar A primeira edição do Projeto Rio Limpo foi realizado em 2004, visando a conscientização da população quanto a preservação dos rios e lagos, no que diz respeito ao lixo deixado às suas margens, bem como o destino correto do lixo urbano. Anualmente a atividade é realizada contando sempre com a participação de voluntários e profissionais de vários segmentos.


O próximo projeto ambiental do calendário da Sopecar e que tem apoio da Eletrobras Eletronorte é o Torneio de Pesca Amadora – TOPAS, realizado no lago da Usina Hidrelétrica Samuel. O evento já está agendado para o final do mês de setembro.


http://www.tudorondonia.com

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.