Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso estimula turismo interno

No ano passado foram 41 municípios inscritos no campeonato, realizado pelo Governo do Estado por meio da Sedtur e as Prefeituras Municipais

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo entra em 2011 na oitava edição do Campeonato Estadual de Pesca, evento que consolidou Mato Grosso como uma dos principais destinos do segmento no País e contribuiu para que mais turistas internos pudessem circular pelo Estado. Com grande aceitação popular, o CEP atende uma das metas do plano estadual de desenvolvimento do turismo, contribuindo diretamente para o alcance de suas metas quanto a ampliar a oferta turística.

O campeonato foi criado com vários objetivos, como fortalecer a atividade turística nos períodos de sazonalidade, aquecer o mercado interno através da promoção e integração dos atrativos e produtos turísticos, promover e fortalecer a diversidade cultural e regional mato-grossense e incentivar a prática da pesca esportiva e favorecer o intercâmbio cultural. No ano passado foram 41 municípios inscritos no campeonato, realizado pelo Governo do Estado por meio da Sedtur e as Prefeituras Municipais. A abertura do CEP em 2010 foi realizada em Barra do Bugres, no mês de abril, e o encerramento em Carlinda, na região Norte de Mato Grosso.

Desde 2004, quando foi realizada a primeira edição do Campeonato já são mais de 200 etapas em municípios de todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso levando equipes de pesca a se movimentarem por todo o Estado.

Em 2010, o evento recebeu troféu do Rank Brasil, como o maior campeonato estadual de pesca nos moldes realizado por Mato Grosso. O Rank Brasil, Livro dos Recordes Brasileiros, é considerado um almanaque cultural e tem como objetivo apresentar ao Brasil curiosidades e informações de vários temas relevantes e curiosos. Foi criado por Luciano Cadari há 11 anos e já homologou mais de mil recordes exclusivamente brasileiros.

Uma equipe campeã já é tradição no CEP. Gilmar e Elzi Reis são personagens conhecidíssimos de quem acompanha desde a primeira edição, em 2004, o Campeonato Estadual de Pesca promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo. Amantes da pesca esportiva, o casal junto com o filho adolescente percorre dezenas de municípios pelo simples prazer da pescaria em família e para conhecer esse vasto território mato-grossense. Somente neste ano a equipe Carajás, formada por Gilmar, Elzi e o filho, participou até o momento de 13 etapas do campeonato.

Não importa a distância e a dificuldade. O que conta para esses amantes da pesca é o prazer de ficar horas aguardando por um belo exemplar de pintado, cachara, barbado ou dourado. Sempre de olho na programação do campeonato, eles arrumam a tralha de pesca e partem para a estrada sempre em família. “Vencer não é o objetivo, mas só de passar um momento pescando que é uma das minhas paixões, ao lado de outra paixão que é a minha família, já me sinto vencedor”, atesta Gilmar, que em 2010 levou o pentacampeonato de pesca esportiva para casa.

Todos os anos, a Sedtur oferece como premiação aos três primeiros colocados gerais do campeonato um veículo zero quilômetro, 01 motor de popa 15 HP e 02 barcos de 06 metros.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.