Campeonato de Pesca de Juara é cancelado; etapa de Lambari confirmada


O 3º Festival de Pesca do município de Juara (690 km de Cuiabá), que faz parte do 5º Campeonato Estadual de Pesca (CEP) e que seria realizado neste domingo (22), foi cancelado. O CEP do município de Lambari D´Oeste (327 km da Capital) que também acontece no domingo, ocorrerá normalmente.

O campeonato de Juara não será feito porque o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que seria assinado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Lazer (Sematur) e o Ministério Público Estadual, não saiu em tempo hábil. Ocorre que a Licença Ambiental Única (LAU) e a Licença de Operação (LO), documentos necessários para liberação do evento, ainda não foram liberados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Conforme a secretária Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, Shirley Aleixo Ossani, a orientação repassada durante reunião, em maio, entre a Sema, Sedtur e secretários municipais de diversos municípios, foi que, caso a LAU e a LO não saíssem, era para que procurassem a promotoria para fazer o termo.

A Promotoria de Justiça requisitou, então, ao Ibama que fizesse uma fiscalização do Rio Arinos, que desencadeou em multas e interditou o local onde seria realizado o Festival de Pesca. “Diante do que aconteceu, a administração atual procurou os órgãos competentes (Promotoria de Justiça, Ibama e Sema) para que se formalizasse um TAC em juízo, para que não fosse impedido o evento, visto que o mesmo já virou tradição e faz parte do campeonato estadual, o que acabou não acorrendo em tempo hábil. Com isso, infelizmente tivemos que cancelar o festival”, reclamou a secretária.

Ela ressalta que o evento é importantíssimo para o município, pois gera empregos temporários, divulga a potencialidade turística da região, proporciona lazer para as pessoas e fomenta a economia local.

Pedimos desculpas aos colaboradores que acreditaram na potencialidade do município, aos participantes pela credibilidade ao evento e população em geral que prestigiou e sempre se fez presente, tornando o Festival de Pesca um dos eventos mais esperados da cidade”, concluiu a secretária.

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.