Calendário de Pesca 2012

A lua e sua Pescaria

Muito se fala sobre a influência da lua e das marés na produtividade da prática da pesca. São realmente fortes influências, que tentaremos explicar com simplicidade e clareza para aqueles que não sabem como estes elementos interferem na pesca. São conhecimentos imprescindíveis para qualquer pescador esportivo.

A interferência da lua nas marés

O movimento da marés tem causa nas atrações gravitacionais existentes entre a Terra, a Lua e o Sol. O posicionamento da Lua e do Sol em relação à Terra determinam como se comportam os níveis do mar, e conseqüentemente dos rios e canais litorâneos. Por isso, temos as marés grandes e pequenas, ou comumente chamadas de marés vivas e mortas.

Em qual lua eu vou pescar?

Afirmar categoricamente qual melhor maré ou lua para se praticar a pesca é algo impossível. Entretanto, é fato que nas chamadas marés pequenas mortas, que acontecem quando a Lua está em fase minguante ou crescente, a correnteza é menor, facilitando o posicionamento das iscas onde se deseja. Outro fato, é que nestas marés, os peixes terão uma área menor a circular na sua busca por alimentação, já que teremos um considerável volume água a menos nas áreas de pesca. Em verdade, seguindo estas considerações, podemos dizer que nas luas de quarto, ou nas marés mortas, a produtividade da pesca tende a aumentar. Mas não podemos esquecer que as variantes existentes em função dos lugares, das espécies de peixes, entre outras, podem modificar esta colocação e, por isso mesmo, nunca devemos desprezar a análise de conhecedores da região onde se pretende pescar.
Em outras palavras, se quiser fazer um estudo antecipado do local de pesca desejado, faça um cruzamento da tábua de maré com o calendário lunar, veja quando ocorrerão as marés mortas, mas não esqueça de consultar um pescador nativo da região. Existem peixes que costumam ser mais encontrados em marés vivas, dependendo do local

Calendário de Pesca 2012 – Calendário Lunar 2012

Boa Pesca

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

7 Comentários

  1. Acho muito bom essa matéria de ou sobre pescarias bom tudo que se refere a pesca de todos os modos eu acho muito legal, inclusive eu como pescador que há muito tempo eu sou também não poderia deixar de fazer alguns comentários talvez até dar algumas dicas sobre como pescar os peixes também até rolar aquele velho papo de pescador de muita mentira e exagero no modo de falar…Tipo:"Essa é das antigas". "Conta outra" "Ah me falaram isso mesmo" Xiiiiiii, é papo…

  2. QUERO PESCAR BAGRE  NA BARRINHA  DO RIO TRAMANDAÍ , MAS NÃO SEI SE PODE POR CAUSA DA PIRACEMA , TAMBÉM  NÃO TENHO LICENÇA . QUERIA QUE ALGUÉM  ME ESCLARECESSE ESSAS DUVIDAS , SERA QUE EU COMO AMADOR E PESCADOR DE CANIÇO E MULINETE  , POSSO PESCAR ?

  3. não va pescar sem carteira de profisional se não a florestal quebra o um banbu no seu lombo

  4.  O ano de 2.012 já iniciou há 10 dias e o calendário de pesca, tão esperado, até o momento NADA. 

  5. boa tarde!
    tenho a carterinha de pesca amadora categoria C pesca embarcada..
    eu posso pescar com redes? ou com que eu posso estar pescando so anzol mesmo?
    fico na espectativa, pois estamos indo pescar este final de semana e gostaria de estar colocanco umas redinhas…
    obrigado

  6. Foi decretado no ano de 2011 que a pesca do Pacú e da Tabarana no Rio Tietê e seus Afluentes foi proibida devido o perigo de sua extinção nessas águas.
    A multa para quem for apanhado com estas espécies será de R$ 1050,00 o Kilo. Essa lei tanto vale para o pescador amador quanto para o profissional.

  7. Quando vocês nos darão o calendário de pesca 2011? Estamos aguardando desde o final do ano passado.

    Opa, grato pela dica, tremenda falha minha. Vou alterar Otimas pescaria para você. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.