Cáceres é declarada patrimônio cultural do Brasil

A cidade foi fundada em 1778 e teve um importante papel na definição da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia

O município de Cáceres, a 215 quilômetros de Cuiabá, foi declarado esta semana pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) patrimônio cultural do Brasil.A cidade foi fundada em 1778, e teve importante papel na definição e defesa do Estado na fronteira com a Bolívia.

Com extensão territorial de 24,6 quilômetros quadrados, um dos maiores municípios brasileiros, tem acesso terrestre ao Pantanal e recebe anualmente milhões de turistas do Brasil e do mundo. Além das belezas naturais e históricas o turismo no município se desenvolve em torno da pesca esportiva. Cáceres é sede do Festival Internacional de Pesca (FIP), registrado no Guinness Book como o maior campeonato de pesca do mundo em águas fluviais.

De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o tombamento de Cáceres faz parte de uma “estratégia de proteção e conhecimento no processo de definição da fronteira do Brasil”.

Em nota o Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan) informou que a cidade “desempenhou importante papel para a definição de fronteiras entre terras lusas e castelhanas” e foi fundamental na defesa da fronteira entre o Brasil e a Bolívia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cáceres tem 87,9 mil habitantes.

Fonte: ExpressoMT/Fernanda Loydi

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.