Brasil tem recorde de Baleias Franca em 25 anos


Pesquisadores do Projeto Baleia Franca, em Santa Catarina, estão comemorando o recorde de registros da espécie no litoral brasileiro durante o mês de julho, desde que o trabalho teve início há 25 anos.

Foram avistadas 56 baleias francas no litoral brasileiro até aqui, número que vem crescendo gradativamente. Até do próximo dia 15, a chamada temporada de baleias está em seu início, é não era tão comum a presença de tantos mamíferos na costa. O trecho monitorado pelos biólogos vai da cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, até a capital catarinense, Florianópolis.


De acordo com informações da coordenadora do projeto, a bióloga Karina Kroch, as baleias encontradas no mês de julho estavam concentradas na região de Imbituba, localizada no sul de Santa Catarina. Em 2006, foram avistadas mais de 200 baleias na costa brasileira de julho a outubro, recorde que segundo os pesquisadores deverá ser batido este ano.

O número cada vez maior de baleias e seus filhotes está animando os bioólogos, já que o cetáceo é seriamente ameaçado de extinção. Das 56 avistadas até aqui, cinco eram filhotes. “O pequeno número de filhotes é normal, já que a maioria dos nascimentos só ocorre a partir do final de julho e vai até setembro“, conta Karina. “É provável que uma parte destes adultos avistados sejam fêmeas grávidas e dêem a luz a seus filhotes nas próximas semanas”.

Segundo Karina, o Projeto Baleia Franca monitora a presença do animal nas águas brasileiras e realiza a contagem da espécie. Uma equipe de doze estagiários, de diversas regiões do Brasil, chegou à Itapirubá, sede do projeto, para trabalhar durante a temporada das baleias, que vai até o final de setembro.

As baleias franca deixam a região da Antártica todos os anos e viajam à procura de águas mais quentes e calmas. Ali, dão a luz aos filhotes e permanecem até que eles consigam realizar a viagem de retorno.

É a segunda espécie de cetáceo mais ameaçada de extinção e foi uma das grandes vítimas da pesca predatória realizada em séculos passados. Até meados da década de 70, cientistas consideravam a baleia franca extinta em águas brasileiras. Atualmente, estima-se que existam apenas sete mil no planeta.

É possível avistar ainda mais baleias no sul de Santa Catarina a partir deste mês de agosto. O animal pode chegar a pesar 60 toneladas e ter 18 metros de cumprimento.

Redação Terra
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.