Barragem de Santa Cruz é uma maravilha


São 600 milhões de metros cúbicos armazenados tornando a região viável para a pesca
A Barragem de Santa Cruz, o segundo maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, é uma das concorrente para as Sete Maravilhas do RN. Localizada no município de Santa Cruz, foi inaugurada no dia 11 de março de 2002, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e Garibaldi Filho, governador do estado neste período. A Barragem é Encravada no Médio Oeste, e só perde em tamanho para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu. Os 600 milhões de metros cúbicos armazenados na Santa Cruz tornam viável a pesca, o que já vem mudando a vida de muita gente. Quando foi inaugurada estava apenas com 2,5% da sua capacidade, ou seja, cerca de 14 milhões de metros cúbicos. A área total da irrigação projetada é de 26.372 hectares.

Com pouco mais de quatro anos, ela acumula água do rio Apodi. O projeto que levou dezenas de anos para ser concluído, possui números impressionantes. Somente o paredão tem quase dois quilômetros e meio, com altura máxima de 57,50 metros, o que permite uma capacidade de 600 milhões de metros cúbicos de água acumulada. As terras em que a Barragem foi construída são consideradas uma das mais férteis do Nordeste e foi através delas que o Rio Grande do Norte passou a ocupar posição de destaque na economia nacional como um pólo fruticultor.


É comum a imensa plantação de melão, manga, maracujá e até uva nas terras próximas ao leito do rio e que são beneficiadas com a irrigação. Agora, com a barragem, a oferta de água vai abrir novos caminhos e investimentos. E é isso o que espera os 35 mil habitantes que ocupam os 1.459 quilômetros quadrados de Apodi, terra também fértil na exploração do calcário e na pecuária com a criação de bovinos, ovinos e caprinos.

Votação

Para votar na segunda etapa da campanha votar a população tem duas opções, pela internet ou via cupom. Os leitores que optarem pela internet devem acessar o site www.dnonline.com.br/setemaravilhasdorn, clicar em votar, escolher as sete operações das 133 listadas, digitar o número do CPF e clicar em votar para concluir a votação. Quem optar por votar via cupom deve retirar o que vem publicado no DIÁRIO DE NATAL, escolher as sete opções, das 133 listadas e mandar para o endereço: Av. Deodoro, 245, Petrópolis, Natal(RN), CEP 59020-600, ou deixar na portaria do jornal.

No caso da votação on line será permitido apenas um voto por pessoa. Cada voto compreende sete opções.

Fonte Diário de Natal

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.