Barra Bonita – Colônia de pescadores Z-20 marca eleição para renovar diretoria

A Colônia de Pescadores Z-20 “Charles de Souza”, de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), realiza no próximo dia 28, das 8h às 16h, eleição para escolha da nova diretoria da entidade, que possui 2.100 pescadores associados com direito a voto e atua em uma área que abrange importantes cidades como Bauru, Iacanga, Itapuí, Arealva, Piratininga, entre outras.

Duas chapas se inscreveram para participar da disputa pelo mandato de quatro anos (2010/2013) à frente da colônia, a “Unidos pela Pesca” e a “Renovação”. A votação será por meio de cédulas. Os pescadores, que moram longe da sede e não puderem se deslocar até o local, poderão votar por procuração.

A partir da Lei 11.699/08, as colônias de pescadores passaram a ser reconhecidas como órgãos de classe dos trabalhadores do setor artesanal da pesca, atuando na garantia dos direitos dos pescadores, na proteção ao meio ambiente, na busca de financiamentos, na regularização da atividade e na oferta de cursos profissionalizantes para os trabalhadores e seus familiares.

Durante o período da Piracema, que vai de 1 de novembro a 28 de fevereiro, a colônia auxilia os pescadores com mais de um ano ininterrupto de registro em carteira a solicitarem junto ao Governo Federal com pedido de seguro-defeso, uma espécie de seguro-desemprego da pesca. Durante quatro meses, os trabalhadores recebem um salário mínimo como compensação pelo tempo em que ficarão sem trabalhar para a reprodução dos peixes.

De acordo com a direção da Colônia, até 2011, o Ministério da Pesca contará com R$ 1,75 bilhão para investir na área, principalmente na criação do peixe no tanque e rede, onde os pescadores garantem sua sobrevivência por meio da criação dos peixes. Uma das principais lutas da entidade é a busca de parcerias com as prefeituras para a obtenção de mais recursos.

Serviço

A eleição da nova diretoria da Colônia de Pescadores Z-20 será no dia 28 de novembro, das 8h às 16h, na sede da Colônia de Pescadores Z-20 “Charles de Souza”, localizada na rua Irio Collor Bombonatti, nº 51, no Centro de Barra Bonita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3641-0792.

Fonte = Jcnet

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

6 Comentários

  1. esse ano sera que eu nao conçigo o seguro porque

  2. EDSON WAGNER RIBEIRO

    Caros Colegas, No dia 15 deste, fiz uma pesca de corvinas na Barragem de Bariri na boia 17 munic. de Pederneiras.  Para minha surpresa, em diversos exemplares havia nos olhos grande quantidade de uma parasita, com aspecto de uma larva, o que me deixou muito preocupado pois nunca havia visto nada igual.  Gostaria se possivel, alguma informação de que se trata, e se o pescado é ou não impróprio para o consumo.  Grato pela atenção
                           Edson W. Ribeiro – Bauru-SP      

  3. eu gostaria de sabe se ja veio a carteira de pesca do alcides manoel callone e benedicto manoel ?

  4. gostaria que fosse publicado alguma coisas sobre financiamento
    para pescador proficional
    e como obitelo esses recurços

  5. taty voce esta por ai me respona??????

  6. tate como que eu vou fazer para pegar a transferencia da minha carteira e a de suderlan???? me responde no orkut !!!!!!!!! estarei esperando!!!!!!!!!

    aSS: joelia (jó)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.