Bahia – Ibama coordena operação Piracema integrada

ibama-bahiaEquipe de fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista realizou, no período de 16 à 18/02, juntamente com o DNOCS e Associações de Pescadores de Anagé, Rio de Contas e Livramento, uma operação nas Barragens Gavião, Rio de Contas e Trovisco, com a finalidade de inibir a pesca predatória durante a piracema (desova de peixes), com a utilização de redes, tarrafas, arpões e outros apetrechos.

Como resultado da operação, foram apreendidos cerca de 420 metros de redes que brevemente estarão sendo incineradas na presença das entidades envolvidas e meios de comunicação.

O coordenador de fiscalização do Ibama em vitória da Conquista informou que a operação continuará nestas Barragens e em outras da região, mesmo após a Piracema. “O pescador que for pego praticando a pesca com uso de apetrechos proibidos, será autuado, e terá seus apetrechos e peixes apreendidos”, complementou.

E disse mais: “o pescador profissional pego na infração, poderá ser punido com a perda do direito de receber o Seguro Desemprego, que é pago pelo Governo Federal durante o período da Piracema, como forma de ajuda para sobrevivência durante a abstinência a pesca profissional”, concluiu.

Segundo os fiscais, esta operação tem sido realizada há 03 anos pelo Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista, DNOCS e Associação de Pescadores daqueles municípios.

Carlos Humberto Garcia
Ascom/Ibama/BA
Foto: Ibama/BA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

um comentário

  1. olá! venho através desse pra comunicar uma situação muito desagradável que acontece em minha cidade… aqui tem muitas pessoas que criam pássaros presos em gaiolas sem nenhuma autorização. Mais esse não é o problema, o probl é que quando eles facilitam colocando as gaiolas de fácil acesso e os gatos acaba comendo o pássaro, ai o dono do pássaro se revolta e começa a colocar bola (carne com vidro pisado) para que os gatos comam e morram. Isso é um absurdo! quer dizer que eles podem prender os pássaros sendo que eles ficam sem nenhuma defesa dentro de uma gaiola…
    seria muito bom se vocês vinhecem dar uma geral aqui na minha cidade pois é uma falta de humanidade com os animais….
    POR AMOR DE DEUS VENHAM!!! OU DA UMA AUTORIZAÇÃO PARA A PM.
    QUIXABEIRA-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.